Unibes Cultural apresenta trabalhos artísticos de estudantes da USP

Comunicação - PRCEU - 17/05/2017

Por Elcio Silva
17/05/2017 18h43 atualizado em 19/05/2017 14h04

A parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU) e a Unibes Cultural, localizada no bairro do Sumaré na capital paulista, iniciou em 11 de maio o acordo que prevê a apresentação dos trabalhos que se destacaram no Programa Nascente, festival artístico da USP, na grade de programação do centro cultural. Os estudantes da USP que participarem da atual edição do festival ou participantes de edições anteriores também terão a oportunidade de expor suas obras. As apresentações dos próximos trabalhos serão realizadas nos dias 18 e 25 de maio, às 18h30.

O pianista e acordeonista Daniel Grajew que obteve menção honrosa na categoria Música Popular da edição 2014 do Programa Nascente foi o primeiro artista a se apresentar na última quinta-feira (11). Grajew, que já tocou na França e em Portugal, é formado em piano e tem mestrado sobre o compositor Egberto Gismonti.

No dia 18 de maio a cantora e violonista Giulia Faria, vencedora da edição 2015, também da categoria Música Popular, apresentará, com a violonista e arranjadora Carolina Andrade, o projeto Volver a Latinoamérica, inspirado nas canções da artista chilena Violeta Parra. Giulia é graduanda em Licenciatura em Música e integrou grupos como o Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e o Coro Jovem do Estado de São Paulo. Carolina é formada em Licenciatura em Música e atualmente mestranda, com pesquisa sobre regentes-arranjadores na área coral.

O violonista e atual jurado do Nascente Guilherme Sparrapan, vencedor da mesma categoria em 2010, encerra as apresentações em 25 de maio. Sparrapan formou-se em Regência sob orientação do maestro e compositor Aylton Escobar e do maestro Gil Jardim e durante dois anos e meio foi regente assistente da Orquestra de Câmara da USP, OCAM.

O Programa Nascente, que é voltado para os alunos de graduação e pós-graduação da USP, chega a 25ª edição e já revelou nomes como Paulo Sacramento, Flávia Junqueira, José Roberto Torero e Luís Miranda.

As inscrições para  esta edição seguem abertas até 31 de maio e são realizadas pela internet no site prceu.usp.br/nascente. Os alunos podem participar em sete diferentes áreas artísticas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto. Os candidatos também concorrerão a prêmios de R$ 4 mil por área artística.

Além da categoria Música Popular, a parceria com o Centro Cultural Unibes prevê a exibição de trabalhos de outras áreas do programa Nascente. Para conferir mais detalhes da programação acesse o site http://unibescultural.org.br/musica/viva-a-cidade/shows-metro-unibes-cultural/484.

Nascente e Unibes Cultural
Quando | 18 e 25 de maio, 18h30 – quinta-feira