Parceria inédita com Orquestra Sinfônica traz nova atração para passeios culturais gratuitos da USP

Oferecer mais uma opção cultural e de extensão universitária e também possibilitar a formação de público para os concertos sinfônicos é uma das estratégias da parceria realizada pelo Giro Cultural e pela OSUSP

Por Elcio Silva
22/02/2017 15h09

Abrir ao público a maior universidade da América Latina, sua história, museus, acervo cultural e científico é a principal proposta do Giro Cultural da USP, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – PRCEU. Em 2017 o programa firmou uma parceria com a Orquestra Sinfônica da USP, também parte da PRCEU, para trazer aos participantes a possibilidade de assistirem aos concertos da sinfônica gratuitamente.

A estratégia do Giro Cultural é oferecer cada vez mais novas atrações para o público. Atualmente, a ação que ocorre há cinco anos, oferece três opções de roteiros no campus Butantã – Vista Panorâmica, Acervo Cultural e Acervo Científico – e uma opção fora do campus: A USP e a São Paulo Modernista, que destaca as principais obras e edificações modernistas da capital. Para saber mais sobre os roteiros acesse: prceu.usp.br/noticia/passeios-culturais-gratuitos/.

A parceria oferece a possibilidade dos grupos assistirem aos ensaios abertos da OSUSP na Cidade Universitária , às sextas-feiras, e para os participantes do roteiro externo serão disponibilizados convites para os concertos na Sala São Paulo.

O Giro Cultural e a OSUSP

Para o coordenador do Giro Cultural, professor Ricardo Ricci Uvinha, a iniciativa de inserir a programação da OSUSP no Giro Cultural partiu da importância de unir programas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

“Como ex-conselheiro da OSUSP percebi a qualidade do trabalho deles. É um trabalho impecável e vimos a possibilidade de potencializar a divulgação, seja dos ensaios que ocorrem às sextas-feiras, seja das apresentações que ocorrem aos sábados. Nas sextas-feiras, para o Giro Cultural que realizaremos na Cidade Universitária, nós levaremos os participantes para os ensaios abertos realizados no CDI (Centro de Difusão Internacional da USP) e no sábado os participantes do Giro Modernista serão convidados para assistir o concerto na Sala São Paulo”, relata Uvinha.

Já o professor Eduardo Monteiro, diretor da OSUSP, destaca o processo de formação de público que a parceria pode proporcionar.

“Uma das finalidades da orquestra é a formação de plateias. Estamos sempre em busca de novos ouvintes, isso é importante. A orquestra existe para isso, para tocar, para levar sua música para toda a comunidade, tanto interna, quanto externa. Essa possibilidade de parceria com o Giro Cultural é muito interessante porque estamos atraindo outras pessoas, um público que possivelmente não conhece o trabalho da OSUSP. A ideia é que eles venham e caso gostem passem a vir e assistir regularmente dentro ou fora da USP”, ressalta Monteiro.

Os ensaios abertos no CDI-USP e as apresentações na Sala São Paulo ocorrem normalmente uma vez ao mês. Até o final do ano estão previstas sete apresentações no campus Butantã e outras sete na Sala São Paulo.

Agendamentos

Para agendar um dos roteiros realizados na Cidade Universitária os interessados precisam entrar em contato com a equipe do Giro Cultural de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h pelo telefone (11) 3091-1190, ou enviar e-mail para girocultural@usp.br. Os roteiros recebem grupos com no mínimo 10 e no máximo 40 pessoas.

Já para agendar o roteiro A USP e a São Paulo Modernista, os interessados devem se inscrever pelo e-mail girocultural@sinteseeventos.com.br ou pelo telefone (11) 3721-5720.

A Orquestra

A OSUSP foi fundada em 1975 e teve como regentes titulares Camargo Guarnieri (1975-1993), Ronaldo Bologna (1993 a 2001), Carlos Moreno (2002 a 2008) e Lígia Amadio (2009 a 2011). Em 42 anos, realizou excursão pela Alemanha, lançou oito CDs, organizou concursos de composição, participou de montagens de ópera e se apresentou com regentes e solistas de renome internacional como o tenor José Carreras, o violinista Schlomo Mintz e os pianistas Arnaldo Cohen, Yara Bernette, Roberto Szidon e Ingrid Haebler. Sua temporada anual consiste em apresentações regulares em diferentes salas de concerto e nos diversos campi da USP.

Serviço

OSUSP no Giro Cultural USP

Roteiros: Vista Panorâmica | Acervo Científico | Acervo Cultural

Inscrições
O Giro Cultural USP está disponível para agendamento de grupos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Telefone: (11) 3091-1190. E-mail: girocultural@usp.br
Os passeios estão sujeitos a confirmação da equipe do Giro Cultural
Quanto | Gratuito
Quando | A partir de fevereiro de 2017
Grupos | Mínimo de 10 e máximo de 40 pessoas
O ponto de encontro para os grupos é o Portão 10 do Centro de Práticas Esportivas da USP – CEPEUSP, localizado na Avenida Mello Moraes, 661, Cidade Universitária – Butantã.

Os ensaios e apresentações da OSUSP no Centro de Difusão Internacional da USP, no campus Butantã, ocorrem às sextas-feiras. Inicialmente os grupos agendados para as datas com programação da orquestra terão a oportunidade de incluir a atividade no roteiro.
Agenda OSUSP no CDI | 10/03, 07/04, 09/06, 01/09, 06/10, 10/11 e 08/12, sempre às 12h30.
Centro de Difusão Internacional da USP (CDI) | Av. Prof. Lúcio Martins, s/n, em frente à ECA

Roteiro: A USP e a São Paulo Modernista

Inscrições
As inscrições são feitas pelo e-mail girocultural@sinteseeventos.com.br ou pelo telefone (11) 3721-5720.
Quanto | Gratuito
Quando | As inscrições para 2017 já iniciaram.
Grupos | 40 pessoas
O ponto de encontro para os grupos é a estação Alto do Ipiranga do Metrô.
Para mais informações e itinerário acesse o site: http://www.sinteseeventos.com.br/site/index.php/acoes/giro-cultural-usp

As apresentações da OSUSP na Sala São Paulo ocorrem normalmente aos sábados. Uma lista de presença com os participantes do roteiro será enviada a organização da OSUSP para a retirada do ingresso no local até 30 minutos antes do concerto.
Agenda OSUSP na Sala São Paulo | 11/03, 08/04, 10/06, 02/09, 07/10, 11/11 e 09/12, sempre às 21h.
Sala São Paulo | Praça Julio Prestes, 16 – Campos Elísios – SP
Saiba mais em: http://www.osusp.prceu.usp.br/agenda/

GIRO CULTURAL USP

Site: www.prceu.usp.br/girocultural
Facebook: www.fb.com/giroculturalUSP

Por Comunicação Institucional - PRCEU

Giro Cultural faz parceria com OSUSP em 2017