Passeios guiados com conteúdo cultural são disponibilizados gratuitamente ao público pela USP

Comunicação - PRCEU - 27/01/2017

Realizado há cinco anos, o programa Giro Cultural tem o objetivo de divulgar o patrimônio arquitetônico, cultural e científico da universidade e de obras modernistas importantes da capital paulista

Por Elcio Silva
27/01/17 11h15

Abrir ao público a maior universidade da América Latina, sua história, museus, acervo cultural e científico. Essa é a principal proposta do Giro Cultural da USP, criado em 2012 pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – PRCEU. Os passeios oferecem três opções de roteiros no campus Butantã -Vista Panorâmica, Acervo Cultural e Acervo Científico – e uma opção fora do campus: A USP e a São Paulo Modernista, que destaca as principais obras e edificações modernistas da capital.

Roteiros

Nos moldes dos passeios “city sightseeing” realizados nos mais importantes centros urbanos mundiais o roteiro Vista Panorâmica busca situar e integrar o visitante ao campus Cidade Universitária, no Butantã. Acompanhados por mediadores durante o trajeto, os participantes conhecem um pouco sobre a história da criação da USP e recebem informações sobre as unidades de ensino, institutos e museus que compõe o campus. A duração do passeio é de 1h30.

Quem opta pelo roteiro Acervo Científico tem a possibilidade de conhecer um pouco do acervo, da pesquisa e da produção científica da USP em três museus da universidade. O Museu Oceanográfico, o Museu de Anatomia Veterinária e o Museu de Geociências fazem parte do trajeto e os participantes recebem informações de monitores da USP especializados nas mais diversas áreas de atuação do instituto visitado. A duração do passeio é de 2h30.

Os espaços de cultura do campus e um pouco da vasta produção da USP nessa área podem ser conhecidos pelo roteiro Acervo Cultural. Exposições, corais, cinema, grupos teatrais, orquestras e baterias universitárias são alguns dos tópicos apresentados. Durante o percurso, que também dura 2h30, os monitores destacam ainda a Torre do Relógio, as esculturas da artista Tomie Ohtake, o monumento em homenagem a Ramos de Azevedo – mais conhecido como praça do cavalo – e o monumento em homenagem a Armando de Salles Oliveira. O roteiro tem pontos de parada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.

Agendamentos

Com mais de 10 mil pessoas atendidas, os roteiros Vista Panorâmica, Acervo Cultural e Acervo Cientifico ocorrem de segunda a sexta-feira no campus Butantã em dois horários: 10h e 14h. Para agendar a visita os interessados precisam entrar em contato com o Giro Cultural de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, pelo telefone (11) 3091-1190 ou pelo e-mail girocultural@usp.br. Os passeios em 2017 iniciam em fevereiro e recebem grupos com o mínimo de 10 e máximo de 40 pessoas.

Para o professor Ricardo Ricci Uvinha, coordenador do projeto, o Giro Cultural pode trazer um novo olhar sobre a universidade e a capital paulista.

“Além de detalhes arquitetônicos, o Giro Cultural traz também aspectos históricos, arquitetônicos, culturais, históricos e político-sociais dos locais visitados. Acredito que seja relevante para um novo olhar tanto sobre a USP como sobre a cidade de São Paulo”, afirma.

A USP e a São Paulo Modernista

Iniciado em 2013, o roteiro A USP e a São Paulo Modernista destaca a presença da USP em São Paulo e aponta aspectos históricos, culturais e arquitetônicos do Modernismo na cidade. O passeio é gratuito e acontece todos os sábados, das 10h às 14h, com saída e chegada na estação Alto do Ipiranga do Metrô.

As inscrições são feitas pelo e-mail girocultural@sinteseeventos.com.br ou pelo telefone (11) 3721-5720. O itinerário inclui 25 pontos, com paradas no Parque da Independência – Museu Paulista, no Teatro Municipal e no Museu de Arte Contemporânea da USP, localizado no Parque do Ibirapuera.

O passeio conta com uma equipe de mediadores composta por historiadores, antropólogos, sociólogos e arquitetos, além de guia com cadastro no Ministério do Turismo. Com 40 vagas, o passeio gratuito tem duração de 4 horas.

Giro Cultural USP

Roteiros: Vista Panorâmica | Acervo Científico | Acervo Cultural
Inscrições
O Giro Cultural USP está disponível para agendamento de grupos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Telefone: (11) 3091-1190. E-mail: girocultural@usp.br
Os passeios estão sujeitos a confirmação da equipe do Giro Cultural
Quanto | Gratuito
Quando | A partir de fevereiro de 2017
Grupos | Mínimo de 10 e máximo de 40 pessoas
O ponto de encontro para os grupos é o Portão 10 do Centro de Práticas Esportivas da USP – CEPEUSP, localizado na Avenida Mello Moraes, 661, Cidade Universitária – Butantã.

Roteiro: A USP e a São Paulo Modernista
Inscrições
Quanto | Gratuito
Quando | As inscrições para 2017 já iniciaram.
Grupos | 40 pessoas
O ponto de encontro para os grupos é a estação Alto do Ipiranga do Metrô.
Para mais informações e itinerário acesse o site: http://www.sinteseeventos.com.br/site/index.php/acoes/giro-cultural-usp

GIRO CULTURAL USP
Site: www.prceu.usp.br/girocultural