Falta de perspectiva e suicídio são temas de peça no Teatro da USP

Teatro da Universidade de São Paulo - 31/08/2018

Montagem aborda a falta de perspectiva e a degradação de uma sociedade brasileira altamente controlada em algum lugar do tempo. Com um cenário de caixas de papelão, figurinos em argila e bonecos duplos dos atores, a peça retrata um universo sitiado e situado entre a vida e a morte

Um Brasil distópico, em um tempo indeterminado, que tem uma sociedade altamente controlada, militarizada e segregada. A exploração do trabalho atinge níveis inimagináveis e a hipermedicalização culminou no consumo obrigatório do “remédio da felicidade”, droga do controle da satisfação e da manutenção do poder. Apesar do suicídio ser criminalizado, cada vez mais jovens tiram a própria vida. Esse é o panorama político e social de Mau Lugar, nova montagem do Coletivo de Galochas, que entra em cartaz em 13 de setembro, quinta-feira, às 21h, no espaço cênico do Teatro da USP e do Centro Universitário Maria Antonia. A peça segue de quinta a sábado, 21h e domingo, 19h. Os ingressos custam R$ 20 inteira e R$ 10 meia-entrada.

Em Mau Lugar (tradução literal da palavra ‘distopia’), o ato de tirar a própria vida é também uma metáfora para um tempo em que a política parece levar a becos sem saída. Em vez de preparadas para algum inimigo, real ou imaginário, as trincheiras que armamos servem para nos assegurar de certezas ainda por cristalizar.

Com direção de Daniel Lopes e dramaturgia de Antonio Herci, Jéssica Paes e Rafael Presto, que também integra o elenco ao lado de Diego Henrique, Kleber Palmeira, Mariana Queiroz, Roanne Aragão e Wendy Villalobos, a peça acompanha a  a história de Lúcia, uma mulher comum cuja vida é transformada pelo suicídio da filha.

Suicídio e Falta de perspectivas

Se o direito à melancolia é negado, como compreender o suicídio? Seria um ato de desespero, de desobediência, de recusa? Normalmente se considera o suicídio algo pessoal e de foro íntimo, mas e se ele se torna um gesto coletivo, cometido por parcelas significativas da população? Dentro dessa distopia, o suicídio assume diversas faces: desde  o cansaço por carregar o fardo humano até a resistência em aceitar a regulação e o controle sobre os corpos.

“Vivemos um cenário político de retrocessos e perseguições que, por vezes, parece ser nossa própria distopia. Tempos sombrios, marcados pela repressão cotidiana e por uma onda de intolerância arrasadora, que busca minar o debate e a produção artística. Não há mais lugar para o sonho de liberdade. As utopias foram consideradas inúteis. Sobrou apenas uma amarga sensação de falta de perspectiva. É esta a matéria-prima da criação da peça: a falta de horizontes vivida por movimentos sociais, organizações políticas, grupos de teatro. Perdemos conquistas, espaços, militantes”, explica o diretor Daniel Lopes.

Sobre o Coletivo

O Coletivo de Galochas é um grupo de teatro da cidade de São Paulo criado em 2010 para pesquisar formas de atuação político-poéticas. Seus oito anos de trajetória continuada foram realizados ao lado de movimentos, grupos parceiros, ocupações e comunidades, fazendo da experiência do teatro um gesto de vida e luta.

O histórico do grupo conta com quatro diferentes montagens, sendo três delas autorais: Piratas de Galochas, Revolução das Galochas e Cantos de Refúgio, peças que se desdobraram em inúmeras experiências teatrais e ocuparam os mais diferentes espaços. Mau Lugar é o mais novo espetáculo autoral do Coletivo de Galochas. Todas as dramaturgias das montagens podem ser conferidas no livro Coletivo de Galochas: Dramaturgia Completa, que pode ser baixado gratuitamente no site do grupo.

Ficha Técnica

Direção: Daniel Lopes Elenco: Diego Henrique, Kleber Palmeira, Mariana Queiroz, Rafael Presto, Roanne Aragão, Wendy Villalobos Dramaturgia: Antonio Herci, Jéssica Paes,
Rafael Presto Direção Musical e Sonoplastia: Antonio Herci Iluminação: Mariana Queiroz, Rafael Presto, Rodrigo Oliveira Cenografia e Bonecos: Daniel Lopes, Diego Henrique, Kleber Palmeira Figurinos: Mariana Queiroz, Roanne Aragão Músicos: Antonio Herci (piano preparado), Rafael Presto (percussão) Preparação Corporal: Gabriela Segato Danças Urbanas: Andrezinho Comunicação: Antonio Herci, Wendy Villalobos Imagens: Leonardo Fernandes

Espetáculo MAU LUGAR
Quando | De 13 a 30 de setembro de 2018 | Quinta a sábado, 21h e Domingo, 19h.
Onde | Teatro da USP e Centro Universitário Maria Antonia | Sala Multiuso
R. Maria Antônia, 294 | Vila Buarque
Duração | 80 minutos
Ingressos | R$20 inteira e R$10 meia-entrada
Classificação indicativa | 16 anos
Lotação | 72 lugares
A bilheteria abre 2 horas antes do início da sessão.

Mau Lugar
  • 13/set/2018 até 30/set/2018