Precursor de estudos africanistas é tema de colóquio na Biblioteca Mindlin

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin promove em 30 de agosto, às 14h30, o XVII Colóquio Mindlin – “Alberto da Costa e Silva”. O evento é gratuito e acontece na Sala de Música Villa-Lobos, da própria Biblioteca.

O colóquio será proferido pela professora Marina de Mello e Souza, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e abordará a obra africanista produzida pelo embaixador Alberto da Costa e Silva.

O africanista Alberto da Costa e Silva e os benefícios de um vício

Profa. Dra. Marina de Mello e Souza (Departamento de História FFLCH-USP)

Precursor dos estudos africanistas no Brasil, o poeta, historiador e embaixador Alberto da Costa e Silva é autor de importante obra sobre o continente africano. Membro da Academia Brasileira de Letras, é também reconhecido por sua obra poética e memorialística, mas nossa intenção é abordar apenas sua produção africanista. Seus livros são fundamentais para a difusão do conhecimento sobre África no Brasil e nessa sessão dos Colóquios Mindlin apresentaremos suas principais perspectivas e faremos uma introdução geral à sua obra africanista. Para isso, consideraremos não apenas sua produção histórica mas também os contextos nos quais ela foi realizada, de forma a perceber com mais clareza suas motivações.

Por Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Precursor de estudos africanistas é tema de colóquio na Biblioteca Mindlin