Setembro tem programação cultural variada na Casa de Dona Yayá

Agenda gratuita inclui shows de música brasileira em diversos formatos e exposição sobre o patrimônio cultural da Zona Leste paulistana

O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP inaugura dia 1º de setembro a exposição “Sesmaria de Passarinhos”, em parceria com o Grupo Ururay, coletivo formado por jovens pesquisadores e ativistas da Zona Leste de São Paulo focado na identificação, preservação e valorização dos bens culturais da região.

A exposição gratuita, que fica em cartaz até 2 de março de 2018, é resultado de um levantamento fotográfico de bens tombados ou em processo de tombamento da ZL, o qual visa colaborar para o reconhecimento e manutenção do patrimônio cultural local, rompendo com a posição marginal associada à região pelos órgãos de preservação, pelo Estado e pela academia.

A agenda de setembro do CPC também inclui dois shows que compõem o programa Domingo na Yayá. No dia 3 de setembro às 11h, o Trio Cumbucado  faz uma homenagem ao cantor e compositor Djavan, contando um pouco da trajetória do artista por meio de canções de diversas fases de sua carreira. Já no dia 17, o grupo Ensemble Brasil apresenta  músicas de grandes compositores populares brasileiros em formato camerístico.

Paralela a programação na Casa de Dona Yayá, o Grupo Uruay  conduzirá três itinerários temáticos – 2 e 23 de setembro e 12 de novembro – com foco nos bens culturais da Zona Leste, com saídas às 10h. Maiores informações no facebook do CPC https://www.facebook.com/cpcusp.

O CPC é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (PRCEU-USP) que tem por missão promover ações e reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural da Universidade, incluindo seus monumentos, acervos e memórias. Sediado no bairro da Bela Vista, na Casa de Dona Yayá, o CPC-USP busca ainda estreitar os vínculos entre a universidade e a sociedade por meio de pesquisas, oficinas, cursos, palestras, simpósios, exposições, visitas monitoradas e apresentações artísticas.

Exposição Sesmaria de Passarinhos
Quando | Abertura: 1 de setembro, às 18h30 | Visitação: 3 de setembro de 2017 a 2 de março de 2018 de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; dias 3 e 17 de setembro, das 10h às 17h.
Onde | CPC – USP/ Casa de Dona Yayá – Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo – SP
Quanto | Gratuito

Domingo na Yayá
Quando | 3 e 17 de setembro às 11h
Quanto | Gratuito

Por Comunicação Institucional - PRCEU

Programação cultural na Casa de Dona Yayá
  • Exposição Sesmaria de Passarinhos
    • de Segunda a Sexta
    • Das 09:00 às 17:00
    • Rua Major Diogo, 353 - Bela Vista
    • São Paulo - SP
    • obs: Gratuito
  • Domingo na Yayá
    • Domingo
    • Das 11:00 às 13:00
    • Rua Major Diogo, 353 - Bela Vista
    • São Paulo - SP
    • obs: Nos dias das apresentações musicais a exposição também ficará aberta das 10h às 17h.