Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin abre inscrições para residência em pesquisa

Comunicação - PRCEU - 03/09/2018

Quarta edição contempla projetos relacionados ao bicentenário da Independência e ao centenário da Semana de Arte Moderna

Por Fabio Rubira | Foto – Marcos Santos / USP Imagens
03/09/2018 11h50

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, recebe até 30 de setembro inscrições para seu programa de residência.

O objetivo é que pesquisadores nacionais e estrangeiros desenvolvam projetos relacionados ao acervo da BBM, um dos maiores e mais ricos do Brasil. O público-alvo são doutorandos, pesquisadores seniores ou com disponibilidade parcial para pesquisa, além de professores licenciados e professores ou pesquisadores independentes.

Nesta quarta edição, o edital oferece três oportunidades para o projeto “3 vezes 22”. Trata-se da antecipação das celebrações, em 2022, do bicentenário da Independência do Brasil e do centenário da Semana de Arte Moderna.

São previstas ainda mais três vagas para projetos relacionados ao acervo da BBM com outros recortes temáticos, além de um projeto sobre conservação e restauro e uma pesquisa dedicada ao material existente no arquivo da biblioteca.

As atividades dos projetos homologados devem começar em novembro de 2018. Os trabalhos terão duração de até seis meses, com possibilidade de prorrogação. A BBM oferece para o pesquisador-residente acesso à sua coleção, incluindo infraestrutura de trabalho e gabinete de estudo. Não há previsão de bolsas os interessados devem contar com financiamento próprio.

Detalhes sobre prazos, processo de avaliação e cronograma estão disponíveis no site bbm.usp.br/node/384.

Sobre a BBM

Inaugurada em 2013 na Cidade Universitária, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin abriga o acervo doado pelo casal à Universidade de São Paulo. Com seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a brasiliana reunida pelo bibliófilo e sua esposa é considerada a mais importante coleção do gênero formada por particulares. São 32 mil títulos que correspondem a 60 mil volumes.