USP abre inscrições para residência multiprofissional em saúde

Comunicação - PRCEU - 14/07/2018

As inscrições para o programa ficarão abertas de 23 de julho a 17 de agosto de 2018 e os interessados poderão solicitar isenção e redução de taxa até o dia 20 de julho. Os aprovados receberão bolsa mensal no valor de 3,3 mil.

Por Elcio Silva | Foto – Cecília Bastos / Jornal da USP
14/07/2018 8h05

A Universidade de São Paulo, por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) abre, de 23 de julho a 17 de agosto, as inscrições para o Programa de Residência em Área Profissional da Saúde nas modalidades Uni e Multiprofissional para o período letivo 2019-2021. As inscrições e a seleção serão realizadas pela FUVEST e os interessados poderão solicitar isenção e redução da taxa (R$ 265) entre os dias 16 e 20 de julho.

Poderão participar do programa os interessados que concluíram ou venham a concluir, até 01.03.2019, o bacharelado em um dos seguintes cursos de graduação: Biomedicina,  Enfermagem, Farmácia, Física – Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional e, até o dia da matrícula, deverão possuir a inscrição definitiva ou provisória no respectivo conselho regional de classe, sempre que for aplicável.

Seleção

O processo seletivo terá duas fases.  A primeira fase será constituída de prova objetiva realizada nos municípios de Bauru, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Paulo no dia 2 de setembro. A segunda fase – realizada obrigatoriamente no município que sedia a primeira (ou única) opção do candidato – é composta por duas etapas: etapa 1 – prova dissertativa, em 30 de setembro e a etapa 2 – análise curricular pela comissão do processo seletivo a partir dos documentos que deverão ser anexados no site de 17 a 28 de setembro.

A bibliografia para conhecimentos gerais e específicos a cada uma das áreas está disponível no edital.

Vagas

Serão oferecidas 209 bolsas e cada candidato poderá concorrer, em sua área profissional, a até dois programas ou áreas de concentração, com exceção de Medicina Veterinária, em que o candidato deve escolher somente uma opção de programa e área de concentração. A residência prevê ainda uma bolsa para os classificados no valor de R$ 3.330,43 e será custeada pelo Ministério da Saúde.

Os programas de residência da Universidade de São Paulo têm carga horária total mínima de 5.760 horas, com atividades teóricas e práticas e devem ser cursados em regime de dedicação exclusiva, não sendo permitido desenvolver outras atividades profissionais no período de sua realização.

Edital

Confira o Edital completo abaixo e mais informações podem ser obtidas no site da FUVEST.

Edital de Residência em Área Profissional da Saúde – modalidades Uniprofissional e Multiprofissional da Universidade De São Paulo

O programa de residência em área profissional da saúde foi instituído pela Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005.

USP abre inscrições para residência multiprofissional em saúde