Sambas de grandes nomes e outros sons em show na Casa de Dona Yayá

Centro de Preservação Cultural - 14/05/2018

Em homenagem ao Bixiga, grupo do CoralUSP traz grandes nomes da MPB e composições atuais para o Domingo na Yayá

O Coral da Universidade de São Paulo (CoralUSP) interpreta, no dia 20 de maio, às 11 h, com o grupo Dona Yayá, sambas de grandes nomes da MPB, como Geraldo Filme, Paulo Vanzolini e  Adoniran Barbosa, e canções de compositores atuais, como Kiko Dinucci e Celso Viáfora. O repertório é resultado do projeto Música do Bixiga e de São Paulo com o qual o regente Mauro Aulicino propõe uma investigação do ambiente sonoro da região e de seu entorno através de arranjos originais para coro. A apresentação gratuita faz parte do programa musical Domingo na Yayá.

O grupo Yayá começou como uma oficina de canto oferecida pelo Centro de Preservação Cultural da USP (CPC) na Casa de Dona Yayá em 2004, e hoje é um dos 13 coros que compõem o CoralUSP.

Sobre o Coral da USP

Criado em 1967 pelo maestro Benito Juarez e José Luiz Visconti, o CoralUSP desenvolveu um estilo próprio, em seus 50 anos de atividade,  ao aproximar o canto erudito e o popular, reunindo em seu repertório os mais diversos gêneros musicais. Conquistou com essa trajetória artística o reconhecimento do público e da crítica nacional e internacional, com várias apresentações no exterior. Ganhou cinco vezes o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Em junho de 2017 recebeu o Prêmio Colar Guilherme de Almeida, da Câmara Municipal de São Paulo.

Como órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo (PRCEU/USP), a participação no  CoralUSP é aberta ao público – não é preciso ser aluno ou funcionário da Universidade para se inscrever.  Basta acompanhar o período de inscrições, sempre no começo do ano e agendar um teste de seleção.

Além dos ensaios e apresentações, o CoralUSP mantém um programa didático organizado pelas equipes das áreas de técnica vocal e estruturação musical, de modo a estimular a formação técnica dos coralistas e ampliar os conhecimento de música e teoria musical teóricos. O coral também possui um acervo variado de obras, especialmente arranjos elaborados por Damiano Cozzella, disponíveis para consulta.

Domingo na Yayá

Coral Dona Yayá  – Música do Bixiga e de São Paulo
| 20 de maio – Domingo, às 11h – Grátis
Onde | Centro de Preservação Cultural da USP – CPC/Casa de Dona Yayá
Endereço |  Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo – SP
Telefone |  (11) 2648-1501
Quanto | A entrada é gratuita.

Domingo na Yayá