• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
USP promove simpósio gratuito sobre o Teatro Oficina

USP promove simpósio gratuito sobre o Teatro Oficina

Teatro da Universidade de São Paulo - 18/08/2016

Tem início dia 18.08 o simpósio “Teatro Oficina: seis décadas de cena radical brasileira”, promovido pela Universidade de São Paulo,  com a palestra do ator e diretor Renato Borghi, um dos artistas fundamentais nas primeiras fases do grupo. Haverá ainda debate com a participação de pesquisadores de pós-graduação, estudantes e interessados. O Simpósio é gratuito e coordenado por Cibele Forjaz e Marcos Bulhões, encenadores e pesquisadores da USP. Todas as quintas feiras, das 14 às 17 horas, no Teatro Oficina.

Serão 14 encontros, realizados no próprio Teatro Oficina às quintas feiras,das 14 às 17 horas, entre 18 de agosto  e 24 de novembro, em diferentes formatos: mesas redondas, apresentação de pesquisas acadêmicas realizadas por Edélcio Mostaço, Armando Sérgio da Silva, Luís Fernando Ramos, Ferdinando Martins, Biaggio Pecorelli, Lúcia Gayotto, Joahna Albuquerque, Mauro Meiches e tendo como convidados o diretor e professor Márcio Aurélio e o filósofo Peter Pál Pelbart, além de depoimentos de alguns dos diversos artistas que trabalharam no Oficina (Renato Borghi, Oswaldo Gabrieli, Hélio Eichbauer, Celso Sim, Pascoal da Conceição) e membros do grupo atual (Marcelo Drumond, Camila Mota, Silvia Prado, Roderick Himeros, diretores de arte, vídeo, dentre outros).

Nas seis décadas de sua atuação, o grupo Oficina, ao longo de suas diversas fases, teve diversas denominações, de acordo com as fases de pesquisa de linguagem e modos de produção artística. Em cada uma dessas fases, o grupo produziu espetáculos de grande impacto na história do teatro brasileiro, tais como Os Pequenos Burgueses, resultado das pesquisas stanlislávskianas, o Rei da Vela, marco da encenação tropicalista e resposta cênica a teoria antropofágica de Oswald de Andrade, Galileu Galiei, considerado a melhor montagem brechtiana da década de 1960, Ham-let e Bacantes, clássicos que inauguram a proposta radical da Tragediocomediorgya, e as monumentais sagas de Cacilda Os Sertoes, dentre muitos outros espetáculos marcantes.

O objetivo do simpósio é o incremento do debate e dos estudos sobre o trabalho do Teatro Oficina, resgatando pontos fundamentais de sua história, mas priorizando a reflexão sobre sua linguagem cênica atual. Busca-se para tal o levantamento de novas informações, por meio de depoimentos sobre os processos de criação, a fim de ampliar a discussão acadêmica e a reflexão critica sobre a contribuição do grupo Teatro Oficina para a cultura brasileira, tanto em seus aspectos estéticos – como um dos grupos paradigmáticos da cena brasileira contemporânea – como também em sua atuação política, como polo de resistência cultural. O simpósio resultará em publicação impressa e digital.

O simpósio é gratuito está aberto a qualquer interessado, e será transmitido ao vivo por internet, reunindo estudantes, profissionais e interessados na cena contemporânea brasileira. É uma realização do Teatro da USP, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, do Laboratório de Práticas Performativas da USP, do Departamento de Artes  Cênicas e do Teatro Oficina Uzina Uzona. A curadoria e a coordenação são de Cibele Forjaz, encenadora e diretora da Cia Livre, e Marcos Bulhões, um dos diretores do Desvio Coletivo/Laboratório de Práticas Performativas, ambos professores da graduação e da pós-graduação em Artes Cênicas da USP.

Programação

18.08: Origem e a fase amadora. O Teatro Oficina e o período de pesquisa Stanislavskiana: estudo de caso de Os Pequenos Burgueses. Abertura: Cibele Forjaz e Marcos Bulhões. Convidado: Renato Borghi 

25.08: Teatro Oficina e o período de pesquisa brechtiana: estudo de caso de Galileu Galilei e Na Selva das Cidades. Abertura: Cibele Forjaz. Convidado: Armando Sérgio da Silva.

1.09: Teatro Oficina e a invenção do Teatro Tropicalista: estudo de caso de O Rei da Vela. Abertura: Marcos Bulhões. Convidados: Edélcio Mostaço e Ferdinando Martins.

15.09: TE-ATO: Teatro Oficina e a Virada Performativa. O encontro com o Living Theatre e Los Lobos e a pesquisa com Grotowski e Artaud: estudo de caso de Gracias Señor e As Três Irmãs. Abertura: Marcos Bulhões. Convidados: Biaggio Pecorelli e Joahna Albuquerque.

22.09: Atuação no Teatro Oficina: O corpo liberto e o ator brincante. O corpo e ação vocal no Teatro Oficina. O público atuador. Abertura: Cibele Forjaz- Convidados: Marcelo Drummond, Camila Mota, Sylvia Prado, Roderick, Pascoal da Conceição e Lucia Gayotto.

29.09: Música e musicalidade no Teatro Oficina. Abertura: Gabriel Máximo, Cibele Forjaz e Marcos Bulhões. Convidados: Leticia Coura, Celso Sim e José Miguel Wisnik (a confirmar).

06.10: Dramaturgia de José Celso Martinez Correa. Estudo de caso de Cacildas !!! Abertura: M. Bulhões. Convidado: Luis Fernando Ramos.

13.10: A encenação do desejo, corporeidades e a potência de vida no Teatro Oficina. A participação do espectador no rito cênico. Abertura: M. Bulhões. Convidados: Mauro Meiches e Peter Pal Pélbart.

20.10: Direção de Arte e arquitetura cênica no Teatro Oficina Uzyna Uzona. Abertura: Guilherme Wisnik. Convidados: Oswaldo Gabrieli, Cris Cortillo, Carila Matzembacher e Marília Gallmeister.

27.10: Cena e Tecnologia: A iluminação e o video no Teatro Oficina Uzyna Uzona. Convidados: Cibele Forjaz, Igor Marotti e Marcelo Denny.

3.11: A encenação no Teatro Oficina Uzyna Uzona. Abertura: Cibele Forjaz e Marcos Bulhões. Convidado: Márcio Aurélio.

10.11: Cenografia e figurinos de Hélio Eichbauer no Teatro Oficina: Rei da Vela e Ham-let. Abertura: M. Bulhões e Cibele Forjaz. Convidado: Hélio Eichbauer, com participação de José Celso Martinez Correa.

17.11: Processos de criação e aprendizagem no Teatro Oficina. Abertura: M. Bulhões. Convidados: Sylvia Prado (Bixigão), Camila Mota e Cafira (Universidade Antropófaga) e Carila, Marília e Clarissa Morgenroth (Terreiro Coreográfico).

24.11: Conferência performativa de Zé Celso Martinez Correa. Abertura: Marcos Bulhões e Cibele Forjaz.

Simpósio “Teatro Oficina: seis décadas de cena radical brasileira
” | 18 de agosto a 24 de novembro de 2016
Quintas-feiras | 14 às 17h
Teatro Oficina

Rua Jaceguai, 520 – Bela Vista
Encontros gratuitos

USP promove simpósio gratuito sobre o Teatro Oficina
    Não há Comentários :(
    Os comentários estão fechados.