Teatro e direitos humanos na Palestina em palestra-performance no Teatro da USP

Palestra discute como as palavras são usadas na disputa ideológica por poder

O Teatro da USP (TUSP)  realiza nos dias 14 e 15 de outubro (sábado, 18h e domingo, 17h) a palestra-performance Poder da Palavra, Palavra de Poder, ministrada pela jornalista, pesquisadora e performer brasileira Maria Fernanda Vomero. O trabalho cênico relaciona o teatro e os direitos humanos na Palestina a partir da pesquisa de Vomero. A entrada é gratuita.

Uma jovem pesquisadora brasileira deve apresentar um artigo acadêmico diante de uma banca de célebres especialistas internacionais. Por isso, convoca seus amigos para assistirem ao ensaio de sua palestra sobre o poder das palavras. Uma palestra-performance sobre discursos, política e palavras, PODER DA PALAVRA, PALAVRA DE PODER foi apresentada pela primeira vez durante o congresso da International Federation for Theatre Research (IFTR), realizado em julho de 2017 no campus Butantã.

Criação de Maria Fernanda Vomero, este trabalho cênico liga-se à sua pesquisa de mestrado sobre a relação entre teatro e os direitos humanos na Palestina. O que ela propõe é uma discussão sobre como as palavras vêm sido usadas na disputa ideológica por poder, entendido aqui em sentido mais amplo: o poder como domínio e como dominação, origem e combustível para narrativas homogeneizantes e aparentemente acachapantes.

O trabalho parte da realidade brasileira, mas dá destaque a algumas narrativas internacionais, como as dicotomias “mundo ocidental desenvolvido” e o sul expandido, periférico; e Ocidente subdesenvolvido versus Oriente bárbaro ou incompreensível. Discute ainda a contraposição entre universo “acadêmico” e “artístico”, e a forma como os discursos se constroem, se destroem e se transformam. Para isso é fundamental o uso que ela faz tanto da experiência da performance, que permite veicular a vivência e expressão pessoais de criadora, como a da palestra, formato que reforça a hierarquização do saber e da transmissão de conhecimento, aqui desafiado pela improvisação e pela comicidade.

A palestra-performance tem ainda momentos em inglês, inseridos como uma provocação sobre a necessidade de acadêmicos e artistas não-anglófonos terem fluência (de fala e de escrita) nesse idioma a fim de obterem atenção no meio internacional. Quando o sotaque é forte, a pronunciação inexata e a sintaxe engessada, é comum se escutar: “Sorry, I can’t understand what you said. May you repeat, please?” A partir daí, a pesquisadora aproveita o gancho de suas escorregadelas na língua inglesa para fazer um exercício de descolonização.

Maria Fernanda Vomero é jornalista e performer, e conclui agora o mestrado em Pedagogia do Teatro pela Universidade de São Paulo (USP), com uma pesquisa sobre a relação entre teatro e direitos humanos na Palestina. Desde 2014 atua como artista-colaboradora e provocadora teórico-artística na Companhia de Teatro Heliópolis. Participa extensivamente de projetos socioculturais, tendo investigado iniciativas locais de solidariedade e promoção de direitos humanos em países em conflito, tais como nos Bálcãs, El Salvador e Colômbia. Tem integrado, como mediadora ou debatedora, diversas mesas sobre teatro, direitos humanos, refugiados e a questão palestina – fez, por exemplo, a mediação do debate sobre o filme Arna’s Children e da conversa com a equipe da peça The Island, encenada pelos artistas palestinos do The Freedom Theatre, durante a 1ª Bienal Internacional de Teatro da USP, realizada pelo TUSP em 2013. Foi curadora do eixo Ações Pedagógicas nas três últimas edições da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (2015-2017).

Serviço

Palestra-performance Poder da Palavra, Palavra de Poder | Maria Fernanda Vomero
Quando | 14 e 15 de outubro (sábado, 18h e domingo, 17h)
Onde | Tetro da USP – Rua Maria Antonia, 294, Consolação, São Paulo – SP.
Quanto | Gratuito.

Por Teatro da Universidade de São Paulo

PODER DA PALAVRA, PALAVRA DE PODER
  • TUSP
    • Sábado
    • A partir das 18:00.
    • Domingo
    • A partir das 17:00.
    • R. Maria Antonia, 294
    • Sao Paulo - SP
    • tel: 1131235222
    • tel: 1131235222
    • e-mail: tuspmkt@usp.br
    • obs: 75 min. | seguida de bate-papo no sábado