Workshop musical internacional gratuito abre as atividades do Coral da USP em 2019

Comunicação - PRCEU - 10/01/2019

Com 100 vagas, o Circle Songs é um trabalho de improvisação, composição e arranjo em grupo e ao vivo

Por Elcio Silva
10/1/2019 16h10

O Coral da USP (Coralusp) abre as atividades do ano com o workshop musical Circle Songs. Ministrado pelo músico Zuza Gonçalves e pela musicista israelense Lior Shoov, será realizado no dia 23 de janeiro, das 18h às 20h30, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU). As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo formulário contido no link https://goo.gl/forms/Yp9xDdtZDVuzXWiK2. Não há pré-requisitos.

Workshop

Circle Songs são texturas vocais coletivas criadas a partir da improvisação. O termo cunhado por Bob McFerrin, compositor do famoso hit Don´t Worry, Be Happy – vencedor do Grammy Awards em 1988 –, descreve uma prática ancestral da música comunitária, na qual criatividade, liberdade e espontaneidade abrem caminho para as referências musicais dos participantes.

Circle Songs Coralusp

Gonçalves, ex-aluno de McFerrin, já realizou o workshop Circle Songs em grandes espaços musicais, como o Carnegie Hall, e pelo quarto ano consecutivo firma parceria com o Coral da USP. Lior Shoov participa pela primeira vez do projeto coordenado por Beth Amin, cantora, compositora e orientadora vocal do CoralUSP.

“Para cantores o workshop é importantíssimo. Privilegiamos o ouvir, fazemos a composição de canções circulares em grupo e também realizamos um trabalho de sociabilização. A possibilidade de fazer música junto, usar sons da natureza, usar o que cada participante traz de repertório”, são alguns dos destaques citados por Beth Amin.

Dirigida por Bob Stoloff, a orientadora vocal fez um trabalho semelhante na Berklee College of Music, em Boston (EUA), onde se formou como musicista e cantora.

O Coralusp

Fundado em 1967, o CoralUSP, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, é composto por quinze grupos e uma oficina coral, sediados nos bairros do Butantã (Cidade Universitária), Centro (Faculdade de Direito do Largo São Francisco), Bela Vista (Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá – CPC-USP), Consolação (Teatro da USP – TUSP e Centro Universitário Maria Antonia – Ceuma) e na Lapa (Tendal da Lapa), sob a condução artística de sete regentes, congregando aproximadamente 560 cantores.

Participe do Coral

Coral da USP inscrições

Além do workshop Circle Songs, o Coralusp está com inscrições abertas para novos coralistas até 29 de março. Para participar é necessário acessar o site www.coralusp.prceu.usp.br e clicar no link “faça parte”. Gratuitas e abertas à população, mesmo sem vínculo com a USP, não exigem experiência e o único requisito é ser maior de 18 anos.

CIRCLE SONGS
com Zuza Gonçalves e Lior Shoov

Quando | 23 de janeiro, das 18h às 20h30
Onde | Salão Caramelo da FAU-USP
Rua do Lago, 876 Cidade Universitária, São Paulo-SP
Quanto | Gratuito – 100 vagas
Inscrições pelo formulário https://goo.gl/forms/Yp9xDdtZDVuzXWiK2

Currículos

Zuza Gonçalves – Com mais de 10 anos de experiência como artista e educador, desde 2001 estuda e desenvolve caminhos alternativos dentro da música vocal em contextos de ações educativas e de performance, agregando elementos de práticas diversas como a improvisação vocal, os cantos circulares (circlesongs), a percussão corporal, a canção brasileira, o canto coral, além do trabalho de corpo.

Formado em Composição e Regência na UNESP, participou por três três anos do Workshop de Circlesongs com Bobby Mcferrin, em 2015, como convidado, ministrou o workshop de Música Corporal e ministrou oficina para educadores no Carnegie Hall (NY). É integrante do núcleo Fritos e co-criador da Fritura Livre e da Música do Círculo. Hoje atua como educador no Centro de Música do Sesc Vila Mariana, no projeto Quixote e como cantor no trio vocal Zulepe.

Lior Shoov (Israel/França) – nasceu em Israel e cresceu no mundo. Andarilha, a cantora e compositora se inspira na arte do palhaço e na mágica simples da expressão instantânea. Seu trabalho mistura voz, percussão corporal, ukulele, kalimba entre outros instrumentos e objetos que ela encontra por onde passa.

Workshop Circle Songs