Mapeamento

O Núcleo dos Direitos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo prima pela realização de práticas voltadas ao apoio à comunidade universitária e seu entorno. Enquanto promotor da construção de uma sociedade justa e democrática, busca aliar as ações de ensino, pesquisa e extensão à difusão dos direitos fundamentais.

Nesse sentido, surge o projeto de mapeamento das atividades desenvolvidas dentro dos campi da USP que contemplem a conscientização, defesa e integração dos direitos humanos, com o objetivo de ampliar a participação da Universidade no debate acerca dessas questões e alavancar o acesso fácil e inclusivo às diversas propostas sobre o tema.

Iniciativas referentes ao fomento da igualdade racial e sexual, da acessibilidade, do lazer, da educação, da cultura e da integração das comunidades em volta dos campi, são exemplos que fazem parte do catálogo produzido em prol do reconhecimento da relevância de ações dirigidas ao compromisso irrevogável com os direitos humanos.

Com isso, pretende-se tornar mais visíveis as realizações já existentes que tentam mobilizar a sociedade em geral a respeito da atenção ao pleno exercício da cidadania.

 

O Núcleo dos Direitos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo tem como objetivo estimular e apoiar ações da comunidade universitária que, na interface entre as ações de cultura e extensão, ensino e pesquisa, concorram para um engajamento sempre maior da USP na construção cultural, científica, técnica e política de uma sociedade justa, livre e democrática.