Notícias

Publicação no Suplemento da Revista de Cultura e Extensão USP
III Seminário do Núcleo dos Direitos

 

Marcando o seu terceiro ano de atividades, o Núcleo dos Direitos da Pró- -Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo promoveu no dia 4 de dezembro de 2015 o III Seminário do Núcleo dos Direitos – UNIVERSIDADE RESPONSÁVEL: PERSPECTIVA ACADÊMICA, que teve como objetivo principal aprofundar a discussão sobre o papel da educação e da universidade na construção da cidadania, reconhecendo que a USP é agente de responsabilidade incontornável neste processo e que a questão dos Direitos Humanos deve se fazer presente de maneira transversal em todas as suas ações. De caráter científico e acadêmico, o evento se propôs a apresentar pesquisas e reflexões aprofundadas sobre a situação dos direitos fundamentais no âmbito da Universidade e sobre o papel desta na promoção de uma efetiva cultura dos direitos e da cidadania. Concentrada em um único dia, a programação contemplou dois painéis com pesquisadores e docentes, que expuseram suas considerações e suas experiências em relação à transversalidade da diversidade e dos direitos fundamentais nos programas de ensino da USP e sobre a função das atividades de cultura e extensão na defesa e promoção destes direitos. Essas considerações foram sintetizadas em uma comunicação de encerramento apresentada pelos coordenadores dos programas que compõem o Núcleo dos Direitos.
Os registros do evento foram compilados no volume 15 do suplemento Revista de Cultura e Extensão USP. Confira o expediente do III Seminário do Núcleo dos Direitos no link a seguir:

III Seminário do Núcleo dos Direitos – Universidade Responsável: Perspectiva Acadêmica

 

O Núcleo dos Direitos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo tem como objetivo estimular e apoiar ações da comunidade universitária que, na interface entre as ações de cultura e extensão, ensino e pesquisa, concorram para um engajamento sempre maior da USP na construção cultural, científica, técnica e política de uma sociedade justa, livre e democrática.