Roteiros de ajuda para o cadastro das propostas de criação de NACEs
Roteiros de ajuda para o cadastro de relatórios e pedidos de prorrogação dos NACEs
Consultar resolução NACE
NACE – AENSC – Núcleo de Assistência de Enfermagem em Saúde Coletiva
O NACE – AENSC tem como objetivos: elaborar e implantar projetos assistenciais, de investigação e de educação permanente na área de saúde coletiva; participar da elaboração e revisão de diretrizes e normas técnicas norteadoras dos serviços e das práticas de saúde;
organizar e promover atividades científicas, culturais e de extensão à comunidade; apoiar o desenvolvimento de pesquisas científicas e produtos de inovação tecnológica; elaborar materiais de apoio ao ensino, educativos e de divulgação de pesquisa.
Um dos pontos fortes do NACE é a realização de ações de extensão voltadas para a qualificação do trabalho em Saúde Coletiva, com ênfase na Enfermagem, de abrangência nacional e internacional, dentre elas, destacam-se: organização e promoção de atividades culturais e científicas, tais como congressos e seminários visando a difusão de conhecimentos; Leia mais
organização e promoção de cursos de pós-graduação senso lato, difusão e atualização na área de Saúde Coletiva; organização e promoção de atividades de extensão à comunidade, tais como aulas abertas, campanhas de prevenção de agravos, acompanhamento de saúde e atividades de educação em saúde, entre outras; transferência de conhecimentos produzidos na academia para o campo das práticas em Enfermagem em Saúde Coletiva; produção de materiais de apoio ao ensino, educativos, de divulgação de pesquisa, livros e outros; apoio às atividades de internacionalização, tais como intercambio de pesquisadores e desenvolvimento de pesquisas multicêntricas.
NACE – CEEFLORUSP – Centro de Estudos e Extensão Florestal da USP-RP
O Centro de Estudos e Extensão Florestal da USP-RP é um NACE (Núcleo de Apoio a Cultura e Extensão) sediado no Setor de Botânica do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Foi criado após a implantação do Projeto Floresta da USP (1997 a 2004 ) que foi concebido com o intuito de recompor um trecho de mata estacional semidecidual, perdida devido ao
Leia mais
histórico de utilização do solo por monoculturas extensivas inicialmente de café e depois de cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto, em 75 hectares do campus. Parte desta Floresta (45 hectares) corresponde a um banco genético de 45 espécies arbóreas das bacias dos rios Pardo e Mogi-Guaçu que sofreu um incêndio em quase dois terços de sua área em 2011. O CEEFLORUSP tem como objetivos promover e estimular a restauração e o manejo florestal através da assessoria a proprietários rurais e unidades de conservação, estimular pesquisas para o desenvolvimento de técnicas para a recuperação de áreas degradadas e manejo florestal, promover o treinamento e aprimoramento de profissionais nesta área, além da realização de projetos de educação ambiental, visando melhoria da qualidade de vida através da recuperação ambiental na região de Ribeirão Preto.
NACE – NACEDO – Núcleo em Diagnóstico Odontológico
O NACEDO tem como base o atendimento de pacientes que necessitam de diagnóstico em odontologia, principalmente o radiográfico, ou por imagem. Atende pacientes da FORP (de todas as Disciplinas Clínicas, e de Pesquisa), SUS, vinculados aos Núcleos de Saúde da Família, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e outras da região, além de pacientes particulares referendados por profissionais da região.Leia mais
São realizados laudos dos exames realizados e orientações sobre várias situações encontradas nos exames realizados. O foco é a indissociabilidade entre Ensino e Pesquisa, por meio da Extensão para o Diagnóstico, privilegiando a prevenção das doenças.
NACE – NAGE – Núcleo de Apoio à Gestão Empreendedora
O Núcleo de Apoio à Gestão Empreendedora, NAGE, consiste em um projeto criado pelos Professores do Mestrado Profissional em Empreendedorismo que possibilita uma oportunidade de aplicação do conhecimento adquirido na prática para solução dos problemas vivenciados por profissionais que atuam em projetos de empreendedorismo e inovação. O NAGE possui o formato de um escritório de projetos de consultoria para os segmentos de empreendedorismo e inovação.
O NAGE possui dois programas, sendo que o Programa PRÓ-EMPREENDEDOR refere-se ao apoio que será oferecido aos empreendedores na criação e desenvolvimento de Start-Ups e o Programa PRÓ-INOVAÇÃO refere-se ao apoio que será oferecido aos executivos no processo de inovação nas organizações. O NAGE é composto por: a) professores da FEA que serão os potenciais coordenadores dos projetos do NAGE; b) alunos do Mestrado em Empreendedorismo e mestrandos e doutorandos, especialistas que executarão os projetos do NAGE sob coordenação dos professores coordenadores; e c) alunos de graduação e pós-graduação que atuarão como técnicos do escritório de projetos.
NACE – NASCE – Núcleo de Apoio às Atividades Social, Cultural e de Extensão
O Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional (NASCE) é um núcleo ligado à EACH – Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP Leste). Desde 2004, o NASCE oferece suporte a ações de extensão universitária, cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento, atividades culturais e de orientação em áreas diversas, como saúde, educação, cultura, lazer e geração de renda. Seu objetivo central é promover a integração entre a
Universidade e as comunidades da Zona
Leia mais
Leste de São Paulo, visando ao desenvolvimento integral da região. As ações são promovidas pelos alunos da universidade, os quais, de acordo com a sua disponibilidade, compartilham conhecimentos e interesses. Entre as atividades já desempenhadas, podemos destacar: inglês, espanhol e francês básicos, oratória, atividades físicas para idosos e preparação para o mercado de trabalho. Outra importante iniciativa do NASCE é o oferecimento de cursos de especialização em parceria com a UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Até o momento foram oferecidas mais 3.000 vagas de especialização para professores da rede pública do Estado, em formato semipresencial.
[/read]
NACE – NCE – Núcleo de Comunicação e Educação
Os objetivos do NACE-NCE são: contribuir para difundir o conceito da Educomunicação, criando indicadores que garantam a coerência epistemológica de seu emprego por parte dos que dele se aproximam com a meta de promover práticas Educomunicativas, especialmente no âmbito das políticas públicas, colaborar com o Departamento de Comunicações e Artes na consolidação da Licenciatura em Educomunicação; atender a demanda por cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização, nas modalidades presenciais e a distância, sobre o tema da Educomunicação; oferecer assessoria ao poder público e à iniciativa privada no debate e na implementação de ações no campo da Educomunicação; reservar o acervo do NCE, de forma a garantir a preservação da memória de seus projetos para as futuras gerações de pesquisadores e gestores da área; promover encontros, simpósios e publicações sobre o tema da Educomunicação.
NACE – NEATS – Núcleo de Empreendedorismo Socioambiental e Administração em Terceiro Setor
Atua junto a órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil através de parcerias, contratos e convênios de trabalho, que são realizados por equipes técnicas de alto nível formadas por docentes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação dos cursos da FEA/USP e de outras unidades da USP. Mantem parcerias já estabelecidas com entidades acadêmicas desde 2001 com SEKN – Social Enterprise Knowledge Network, para
desenvolvimento de pesquisas sobre áreas prioritárias no campo do Empreendimento Social através de pesquisa colaborativa, aprendizagem compartilhada, ensino centrado na participação do aluno e fortalecimento das competências das instituições de educação executiva a serviço da comunidade. Contando com coordenação inicial e apoio constante da Harvard Business School (HBS – EUA), a rede é constituída por nove instituições de ensino superior ibero-americanas: Escuela de Graduados en Administración y Dirección de Empresas (EGADE – Mexico); Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas (ESADE – Espanha); Instituto de Estudios Superiores de Administración (IESA – Venezuela); Instituto Centroamericano de Administración de Empresas (INCAE – Costa Rica); Pontificia Universidad Católica (PUCCh – Chile); Universidad de Los Andes (Uniandes – Colômbia); Universidad del Pacífico (UP – Peru); Universidad de San Andrés (UdeSA – Argentina); e Universidade de São Paulo (USP – Brasil) e nacionais, como FGV – Faculdade Getúlio Vargas, PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e de Minas Gerais, UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, Harvard Business School, David Rockefeller Center of Latin American Studies at Harvard University, The Hauser Center for Non-Profit Organizations at Harvard University, ISTR – The International Society for Third-Sector Research, bem como, com organizações da sociedade civil, tais como, o GIFE – Grupo de Institutos e Fundações Empresariais, o Instituto ETHOS de Empresas e Responsabilidade Social, o GRI – Global Report Initiative, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Artemísia Negócios Sociais, Ashoka Empreendedores Sociais, CRC – Centro Ruth Cardoso e Comunitas e entidade multilaterais como UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, OIT – Organização Internacional do Trabalho, UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância.
NACE – NEB – Núcleo de Estudos de Bioética
O Núcleo de Estudo de Bioética tem por missão ser um polo para difusão e implementação do conhecimento bioético, por meio das seguintes ações: intercâmbio com as instituições nacionais e internacionais que cuidam do tema bioética para formação e aprimoramento de profissionais da área; desenvolvimento de pesquisas conjunta;
prestação de serviço à comunidade por meio de cursos de formação e atualização para estudantes e professores de diferentes graus do ensino médio e superior disseminado informação e estimulando o debate ético e bioético; intervenção na mídia por meio de manifestação cientificamente estruturada e atualizada; desenvolvimento de pesquisa sistematizada com o oferecimento de bolsa de estudo para estudantes de diferentes áreas de formação; compondo-se um grupo de orientadores com formação em ética e bioética.
NACE – NECAAB – Núcleo de Extensão e Cultura em Artes Afro-Brasileiras
O Núcleo de Extensão e Cultura em Artes Afro-brasileiras propõe-se como espaço interdisciplinar de ensino, pesquisa e experimentação de performances artístico-culturais que integram o diverso patrimônio cultural afro-brasileiro. Suas diretrizes de formação pressupõem a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, com ênfase em repertórios de saber incorporado que
se manifestam nas práticas de capoeira, maculelê, dança afro, samba de roda, percussão e musicalidade e artes dramáticas. A ação educativa do Núcleo tem como princípio a prática corporal e a mobilização dos variados sentidos do corpo por quais se atualizam diferentes modos de saber, com destaque às formas orais que caracterizam manifestações africanas e afro-brasileiras. Também merecem destaque os demais princípios norteadores do Núcleo: a preservação e divulgação de artes performáticas afro-brasileiras que integram o patrimônio imaterial do Brasil; o emprego de formas de saber afro-brasileiras enquanto ferramentas pedagógicas de apreensão e entendimento da vida social; a criação de multiplicadores sociais através da difusão cultural e da formação de educadores; o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural em oposição ao preconceito e ao racismo; a construção cotidiana de relações de respeito a processos democráticos entre grupos que compõem o tecido social brasileiro.
NACE – NELE – Núcleo de Estudos do Livro e da Edição
O N.E.L.E., Núcleo de Estudos do Livro e da Edição, é um espaço de realização, promoção, registro e disseminação de estudos e pesquisas sobre história do livro e da edição no Brasil; O N.E.L.E. é também um espaço de formação de conhecimentos humanos especializados nessa área do conhecimento. Na produção bibliográfica acadêmica
recente produzida por membros do Núcleo podemos destacar os seguintes livros: Ferreira, J.P. Rubens Francisco Luchetti o Homem de 1000 livros. São Paulo, Com-Arte, 2008. Martins Filho, P. (org.) Ex Libris. São Paulo, Ateliê, 2008. Reimão, S. Livros e Televisão: correlações. São Paulo, Ateliê, 2006. Deaecto, M. e outros (orgs.), São Paulo: Espaço e História. São Paulo, LCTE, 2008.
NACE – NESOL – Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária de Economia Solidária
Seu objetivo é apoiar, primordialmente na Universidade de São Paulo e secundariamente em outras universidades, atividades de incubação de cooperativas populares e o aperfeiçoamento de métodos educacionais e formativos aplicados no processo de desenvolvimento e consolidação da Economia Solidária.
Atua primordialmente através do desenvolvimento, no seio da USP, de atividades de ensino visando a formação de profissionais aptos a atuar no campo da economia solidária e atividades de pesquisa destinadas à geração de novos conhecimentos sobre a natureza, a dinâmica e os resultados do desenvolvimento da Economia Solidária no Brasil.
NACE – NPT – Núcleo para o Desenvolvimento de Tecnologias e Ambientes Educacionais
A Missão do Núcleo Para o Desenvolvimento de Tecnologia e Ambientes Educacionais (NPT) é contribuir para o desenvolvimento social por meio de pesquisa e ensino de excelência. O NPT desenvolve projetos de pesquisa, na graduação e na pós-graduação stricto sensu, sob orientação dos docentes da FEA-RP/USP.
O Núcleo atua também na área de ensino, ofertando cursos de extensão universitária em diversas áreas do conhecimento, sob coordenação de professores da Universidade de São Paulo. São oferecidos cursos semipresenciais e totalmente a distância, utilizando-se o ambiente virtual MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning) para disponibilização de materiais, textos, slides e vídeos.
NACE – NQV – Núcleo de Qualidade de Vida
A urgência em desenvolver programas de Qualidade de Vida levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a conceituar e desenvolver um formulário, já disponível em 26 idiomas, que pudesse avaliar a Qualidade de Vida do indivíduo e de uma população. A aplicação desse formulário da OMS no campus “Luiz de Queiroz” motivou um grupo de profissionais a
repensar suas ações e assim propor a criação do
NACE – Núcleo de Qualidade de Vida, já que os resultados encontrados surpreenderam a expectativa. A adoção de práticas mais saudáveis e a melhoria do ambiente em que se vive são pontos fundamentais para potencializar o ganho em relação a Qualidade de Vida da comunidade interna. No que diz respeito à comunidade externa, é possível intensificar as ações já existentes, utilizando-se do conhecimento diversificado dos profissionais envolvidos. Acredita-se que há possibilidade de desenvolver ações eficientes, eficazes e efetivas para a promoção da Qualidade de Vida de um modo geral. Além da possibilidade de integração de pesquisa, ensino, extensão e administração de uma maneira concreta, sendo vivenciada por toda a comunidade do Campus “Luiz de Queiroz”.
NACE – NUMETROP – Núcleo de Extensão em Medicina Tropical
Atuar junto à população das comunidades ribeirinhas e de planalto das mesorregiões do Baixo Amazonas e Sudoeste do Pará, a população urbana do município de Santarém e os profissionais que atuam na rede pública de atenção à saúde da região. Ações pretendidas: estender à população usuária do sistema público de saúde de Santarém atendimento especializado em doenças infecciosas e parasitárias, com
participação de docentes e discentes de graduação e pós-graduação da instituição promotora e das instituições de ensino superior parceiras (Escola de Enfermagem da USP e Universidade Estadual do Pará); promover ações de educação em saúde para a população de área rural, em relação aos seguintes agravos: HIV/aids, leishmanioses, hepatites virais, acidentes por animais peçonhentos, malária e dengue, após sensibilização de lideranças comunitárias e representantes de órgãos públicos, tais como professores; conduzir ações educativas de capacitação e aprimoramento técnico-científico dirigidas a profissionais vinculados aos serviços públicos de saúde da região, no manejo, controle e prevenção dos agravos infecciosos de maior prevalência na região, de modo a contribuir para a promoção à saúde da população local.
NACE – NUPSI – Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública
O NUPSI – Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública é um Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária cuja Carta de Princípios e cujas intervenções investigativas propõem ações comunicativas entre os saberes e fazeres de agentes internos e externos à universidade, operando com base em três eixos de interpretação conceitual: entendendo a noção de práxis como um modo de
agir inter-humano em que o agente se reconhece no processo e nos resultados de sua ação e em que o outro é visto como agente essencial do desenvolvimento de sua própria autonomia, de modo que, para reverter a alienação em práxis, trate-se de engendrar interações comunicativas em que agentes internos e externos à universidade se reconheçam em suas ações e nos produtos dessas ações enquanto potências autônomas cooperantes; entendendo que o princípio da integralidade de assistência em saúde estabelecido pela Lei Orgânica da Saúde “como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema” (grifamos) prescreva que as ações sanitárias constituam modos de cuidado singular do singular, cujo alcance extensivo pode ser intensificado pela estratégia de cuidar de quem cuida, propiciando assim promover a dimensão social da saúde de maneiras tecnicamente adequadas e eticamente respeitosas para com as especificidades das demandas e recursos dos cidadãos que são cuidados e dos cidadãos que cuidam; estendendo o arco das invenções democráticas a todas as maneiras criativas e solidárias de desenvolver autonomia e cooperação que colaborem para o bem-estar social definido como essencial à saúde pela OMS, de sorte a conjugar na interação transformadora entre universidade, cidadãos e comunidades os movimentos sociais e acadêmicos que se entendem como invenções democráticas, dentre as quais a educação democrática, a psicopatologia para a saúde pública, a economia solidária, a renda básica de cidadania, a justiça restaurativa, a filosofia espinosana, a felicidade interna bruta e as tecnologias sociais democráticas, tendo como horizonte a expressão das pluralidades no exercício da autogestão.
NACE – PERIO-MED – Clínica de Atendimento Periodontal a Pacientes com Envolvimento Sistêmico
O objetivo do núcleo é fornecer atendimento periodontal e monitorar pacientes que tenham algum envolvimento sistêmico no qual a doença periodontal possa agravar ou ser agravada pelo processo inflamatório inerente às duas condições. Por exemplo, serão tratados pacientes com diabetes, doenças cardiovasculares, artrite reumatóide e alterações induzidas por tratamento quimio e radioterápico.
Nesse sentido, o núcleo irá gerar pesquisa, orientação clínica a graduandos e pós-graduandos, e o caráter indissociável de extensão, gerando conhecimento, assistência e transferência de conhecimento e atenção qualificada para a sociedade e para a difusão de saberes na formação de novos especialistas. Uma característica marcante do Núcleo será o seu caráter de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade.
NACE – PTECA – Núcleo em Educação e Conservação Ambiental
O NACE-PTECA tem como filosofia de trabalho um fazer educacional comprometi¬do com a conservação e uso sustentável da biodiversidade, o que significa dizer que se utiliza de ações de conservação como um instrumento educacional, integrando diferentes conhecimentos para a construção de um saber socioambiental, sempre aliado a uma realização concreta. A missão do NACE-PTECA é a de desenvolver conhecimento científico e técnico com caráter interdisciplinar voltado à busca concreta de soluções de problemas socioambientais, a fim de difundir e compartilhar este conhecimento dentro e fora da Universidade, de forma a transformar estas experiências em políticas públicas.
NACE – Sustentarea
O NACE Sustentarea tem missão de promover uma visão crítica sobre a produção de alimentos e alimentação, mostrando caminhos sustentáveis que promovam uma vida saudável por meio de atividades com a comunidade que viabilizem esta prática. Tem objetivo de ajudar a construir e manter um hábito saudável na população, a fim de reduzir o risco de doenças crônicas e o impacto ambiental por meio de atividades sobre alimentação e
sustentabilidade como rodas de conversa, oficinas e materiais educativos com alunos de escolas municipais de São Paulo, estimulando o engajamento e reflexão dos alunos na melhora de seus hábitos alimentares e divulgação desta ideia entre seus amigos e familiares. Além disso o NACE Sustentarea tem o objetivo de participar ativamente de redes sociais com divulgação científica para população geral, além de realizar palestras e eventos.
A Escola do Futuro desde sua fundação demonstrou forte embricamento entre atividades de pesquisa, da cultura e da extensão, uma vez que seus projetos em larga escala o inserem no âmbito da proposição e implementação de políticas públicas, irradiador de políticas públicas no contexto da inclusão digital para cidadania e protagonismo digital, bem como
da inclusão digital no contexto da educação formal; formação de professores para o uso intensivo das TIC’s em sala de aula. No âmbito do hibridismo das atividades de pesquisa, cultura e extensão desenvolvidas no bojo do Observatório da Cultura Digital com pesquisa de comportamentos de crianças e jovens diante das telas. No âmbito do fomento ao empreendedorismo e protagonismo social vale ressaltar projeto destinado a jovens de comunidades carentes, visando motivar o empreendedorismo dos mesmos com ações formadoras de diferentes amplitudes. O foco na internacionalização das atividades de docência, pesquisa, cultura e extensão também se refletem na assinatura de convênios com centros europeus. No âmbito da docência e da formação de capital humano destaca-se a presença de pesquisadores de doutorado e pós-doutorado.