Criado em 1990, através da iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, o Programa Nascente foi pensado para incentivar o fazer artístico, estimular a reflexão sobre a arte e a cultura e aproximar a comunidade universitária.

É uma iniciativa que se destina a revelar novos talentos artísticos por meio de um concurso aberto aos alunos de graduação e de pós-graduação da USP, incluindo os estudantes da Escola de Arte Dramática da Escola de Comunicações e Artes.

Anualmente, o Programa Nascente premia  atores, poetas, músicos, fotógrafos, pintores, diretores, intérpretes, escritores, compositores, designers, escultores, cineastas, entre outros, todos pertencentes ao universo de jovens que diariamente circulam pelos vários institutos e faculdades da Universidade.

20º Programa Nascente - Momento(s)

20º Programa Nascente – Momento(s)

Em 2003, foi constituída Comissão Acadêmica para aperfeiçoar as diretrizes que norteiam o projeto, além de acompanhar a sua aplicação. Desde então, as áreas premiadas são artes cênicas, artes visuais, audiovisual, design, música erudita, música popular e texto.

Desta forma, o Programa Nascente fomenta em cada um dos jovens da Universidade de São Paulo a necessidade de expressar todo o seu talento dentro de um ambiente que pulsa a arte e a cultura.

Por Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

Nascente
  • Coordenadora Lucilene Cury