O Programa Aprender com Cultura e Extensão tem como objetivo central fomentar projetos na área de cultura e extensão que envolvam atividades de pesquisa desenvolvidos por alunos graduandos da Universidade de São Paulo. Essa experiência busca estreitar o relacionamento entre o corpo discente e a sociedade. Sendo assim, ele se configura como importante catalisador das atividades realizadas intra e extra Universidade de São Paulo, oferecendo a oportunidade de interlocução entre o ensino, a pesquisa e a cultura e extensão.

Ressalta-se aqui que o Aprender integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da Universidade de São Paulo.

Já que o Aprender com Cultura e Extensão tem se destacado pelo número crescente de solicitações, suas perspectivas a curto e médio prazos são:

  • dar continuidade a seu processo de qualificação;
  • ampliar o número de pareceristas para os projetos submetidos;
  • ampliar a participação das Comissões de Cultura e Extensão bem como da representação discente em todas as etapas de homologação dos projetos;
  • promover a participação de projetos ligados a atividades de cultura e extensão em nível nacional no Simpósio Aprender com Cultura e Extensão;
  • publicar os “Cadernos Aprender com Cultura e Extensão” com textos de coordenadores cuja temática seja o relato de experiências com projetos já concluídos;
  • internacionalizar o Programa por meio de convênios de cooperação com instituições estrangeiras para a troca de experiências culturais num sentido mais amplo, enriquecendo sobremaneira a formação dos futuros profissionais.

Anualmente são lançados os Catálogos de Projetos da Edição Vigente e os Cadernos, com os Relatórios Finais da Edição Anterior.

CATÁLOGOS – PROJETOS

Para acessar Projetos 2009/2010 clique aqui

Para acessar Projetos 2011/2012 clique aqui

Para acessar Projetos 2012/2013 clique aqui

Para acessar Projetos 2013/2014 clique aqui

CADERNOS Aprender com Cultura e Extensão

Para acessar o Caderno 1 clique aqui

Por Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

Aprender com Cultura e Extensão
  • Coordenador José Nicolau Gregorin Filho