Os textos das Comissões Julgadoras da 21a Programa Nascente colocam o significativo aumento dos inscritos nesta edição, fruto da vontade da PRCEU em apoiar este programa, no momento em que novas e importantes iniciativas estão acontecendo na Universidade. Também fica evidente nos textos a feliz constatação da atitude irrequieta destes artistas, que reflete a premência da contemporaneidade e o espaço sensível da arte em nossa Universidade.

O Programa Nascente premia os alunos de graduação e pós-graduação em sete áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto.

A Universidade, ao manter o Nascente desde 1991, com o apoio irrestrito dado por todos os edição do Pró-Reitores de Cultura e Extensão Universitária, reafirma a importância da arte na formação de seus alunos. O envolvimento de diversos atores culturais, como departamentos de arte e unidades e órgãos da PRCEU, gera uma fluência e mostra que há o apoio integral dos diversos níveis de gestão.

O Circuito Nascente leva os premiados, isto é, os vencedores e aqueles que receberam a Menção Honrosa, a todos os campi do interior e da capital, fora do campus Butantã, com a importante parceria dos agentes culturais destas unidades.

Quero agradecer a generosidade do CEUMA – Centro Universitário Maria Antônia, do Departamento de Música da ECA, da Casa de Cultura Dona Yayá – CPC, do TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo e do Restaurante Central da Cidade Universitária, que acolheram neste ano a Mostra e Visualidade Nascente.

Aos professores das unidades da USP e aos artistas e especialistas, que trazem o olhar da sociedade e que formaram as rigorosas bancas julgadoras de todas as sete áreas. Aos alunos desta Universidade, os quais são o foco deste programa e oferecem suas obras de arte com sensibilidade, inquietação e rigor. Com isso, estamos ampliando a presença da arte na formação dos nossos alunos. Estamos também oferecendo gratuitamente à sociedade em geral obras de arte que instigam e contribuem para a sua formação.

E por fim, o agradecimento especial à equipe do Nascente e aos funcionários da Pró-Reitoria e seus estagiários, que se desdobram trabalhando intensa- mente para produzir o Nascente e todos os eventos artísticos, mesmo não sendo produtores artísticos.

O momento é de consolidar a conquista da maior visibilidade do programa e não parar de aprimorar, como a vontade de trazer alunos de pós-graduação para conhecerem e analisarem as obras que participam do Nascente, fazendo desta matéria-prima artística uma fonte de reflexão, geradora de conhecimento.

Mais um ano vencido. Que venham outros mais. Eduardo Tessari Coutinho, Primavera de 2013.

Clique nos links abaixo para baixar o catálogo:

21ª Edição do Programa Nascente

 O catálogo será exibido abaixo. Recarregue a página, se necessário.

Por Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

Nascente
  • Coordenador Eduardo Tessari Coutinho