OSUSP recebe convidados alemães e realiza programação variada em diversos locais de São Paulo

Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo - 30/05/2018

Programação conta com apresentações na Sala São Paulo e no Centro de Difusão Internacional da USP, além de nova série de concertos camerísticos no SESC Pinheiros, concertos de câmara na BBM e no Museu Republicano, em Itu, e masterclass ministrada por violoncelista alemão

A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo – OSUSP apresenta série de concertos no mês de junho e convida os alemães Stefan Geiger, na regência e Benedict Kloeckner, no solo de violoncelo para apresentações na Sala São Paulo e Centro de Difusão Internacional da USP – CDI.

No dia 9 de junho, sábado, às 21h, o concerto da Série Sala São Paulo contará com as obras Suite Ma Mere L’Oye, de Maurice Ravel, o Concerto para Violoncelo nº 1 em Mi Bemol Maior, de Dmitri Shostakovich e a Suite Pulcinella, de Igor Stravinsky. Os ingressos variam entre R$ 15 e R$ 50.

Parte deste programa será apresentado em ensaio aberto no CDI USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 – Butantã, São Paulo – SP, em frente à ECA), na sexta-feira, 8, às 12h30. A entrada é gratuita e não é necessário ter vínculo com a universidade.

No dia 6 de junho, às 14h, a OSUSP apresenta a segunda edição da Masterclass da Temporada de 2018 na sala de música Heitor Villa-Lobos do Complexo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – BBM (Rua da Biblioteca, s/n – Cidade Universitária, São Paulo).

Em maio a Orquestra recebeu o harpista e professor russo Sasha Boldachev para masterclass de harpas e agora, recebe um dos maiores violoncelistas da nova geração de músicos alemães, Benedict Kloeckner.

Para a masterclass de violoncelo serão selecionados alunos ativos no instrumento e os não selecionados receberão o certificado como alunos ouvintes. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio, pelo site da OSUSP, na aba masterclasses 2018. A atividade será aberta para demais ouvintes mediante inscrição prévia no site.

Em 21 de junho, quinta-feira, às 12h30, a Biblioteca Brasiliana recebe a Camerata OSUSP pela Série Música na BBM. Sob a regência do maestro Wagner Polistchuk, será interpretada a  chamada ‘orquestra em miniatura’ com A História do Soldado, de Igor Stravinsky, na sala de música Heitor Villa-Lobos.

O mesmo repertório será repetido no dia 23, às 11h, no Centro de Estudos do Museu Republicano da Convenção de Itu (Rua Barão do Itaim, 140 – Centro Histórico – Itu). As apresentações em ambos os locais são gratuitas e abertas ao público, mesmo sem vínculo com a USP, e seguem mensalmente até novembro.

Já os Clássicos no SESC Pinheiros, nova iniciativa da OSUSP, compreenderá concertos dedicados aos grandes compositores e suas obras mais conhecidas com o intuito aproximar o público deste repertório.

Nesta primeira mostra, sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá, será apresentada a célebre Quinta Sinfonía, de Ludwig Van Beethoven, uma das obras mais conhecidas no mundo.  O concerto será realizado no auditório do Teatro Paulo Autran, no SESC Pinheiros (R. Paes Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo – SP), em formato camerístico, no dia 29 de junho, terça-feira, às 21h. Os ingressos são vendidos a partir de R$ 12 pelo site www.sescsp.org.br ou na própria unidade do SESC Pinheiros.

Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo
Informações: sinfonica@usp.br | (11) 3091 3000 | www.osusp.prceu.usp.br

Sala São Paulo
Quando | Sábados, 21h (09/06, 04/08, 01/09, 10/11, 08/12)
Onde | Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SP
Quanto | Ingressos a partir de R$ 15,00 – vendas pelo site www.ingressorapido.com ou através do email sinfonica.finan@usp.br

Centro de Difusão Internacional da USP
Quando | Sextas-feiras, 12h30 (08/06, 03/08, 31/08, 19/10, 09/11, 07/12).
Onde | Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 – Butantã, São Paulo – SP

Música na BBM
Quando | Quintas-feiras, 12h30 ( 21/06, 16/08, 20/09, 22/11).
Onde | Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM)
Rua da Biblioteca, s/n – Butantã, São Paulo – SP

Música no Museu
Quando | Sábados, 11h ( 23/06, 11/08, 29/09, 24/11).
Onde | Centro de Estudos do Museu Republicano da Convenção de Itu
Rua Barão do Itaim, 140 – Centro Histórico – Estância Turística de Itu

Série Clássicos no SESC Pinheiros
Quando | Sexta-feira, 21h (dia 29/06).
Onde | R. Pais Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo – SP
Quanto | Ingressos a partir de R$ 12 – vendas pelo site www.sescsp.org.br ou na própria unidade do SESC Pinheiros.

Toda a programação da OSUSP pode ser consultada na página do facebook @SinfonicaUSP ou no website www.osusp.prceu.usp.br.

• Classificação: Livre