• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin recebe inscrições para seu programa de residência

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin recebe inscrições para seu programa de residência

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - 30/08/2019

A partir do dia 1º de setembro de 2019, pesquisadores podem se inscrever na quarta edição do Programa de Residência em Pesquisa para desenvolvimento de projetos relacionados ao acervo e ao arquivo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).

A finalidade do programa é fomentar as ações de pesquisa centradas no acervo e no arquivo da BBM, o aprofundamento do conhecimento científico, a formação dos envolvidos e a transmissão do conhecimento gerado, no âmbito da cultura e da extensão universitária. 

O público-alvo são pesquisadores brasileiros e estrangeiros nas categorias sênior, professor licenciado, professor/pesquisador independente ou em disponibilidade parcial para a pesquisa, assim como doutorandos que possuam financiamento próprio e pretendam permanecer de um a seis meses desenvolvendo projetos junto à Biblioteca. 

O edital oferece oito vagas, sendo três projetos voltados para a pesquisa do material constante no acervo da biblioteca e relacionado aos temas do projeto 3×22, que promove o confronto de três 22’s: o da Independência, o da Semana de Arte Moderna e aquele que nossa geração vivenciará. Para isso, vale-se do rico material conservado pela BBM para encontrar nos documentos, nos livros e nos autores esquecidos e renegados pelas vertentes dominantes de nossa historiografia as evidências, as perspectivas e as interpretações que possam contribuir para a análise de nossa história.

Outros três projetos voltados para a pesquisa do material constante do acervo da biblioteca que abordem outros recortes temáticos também serão selecionados; bem como um projeto sobre conservação e restauro; e, por fim, um projeto dedicado à pesquisa do material existente no arquivo da biblioteca.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), possui um dos mais ricos acervos de brasiliana no país, constituída por aproximadamente 60 mil volumes divididos em  quatro principais vertentes temáticas: assuntos brasileiros, literatura em geral, livros de arte, e livros como objeto de arte. Como parte das quatro vertentes temáticas é possível encontrar obras de literatura, de história, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários, documentos, periódicos, mapas, livros científicos e didáticos, iconografia e livros de artistas

O Edital da 5ª edição do Programa de Residência em Pesquisa da BBM pode ser visualizado ou baixado na íntegra no arquivo abaixo.

Edital de residência-bbm-versao-5a ed 2019

 

Inscrições para 5ª edição do Programa de Residência em Pesquisa da BBM
  • 1/set/2019 até 30/set/2019
  • Classificação: Livre
    Não há Comentários :(
    Os comentários estão fechados.