• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Café Científico: Como funcionam as engrenagens do Planeta Terra

Café Científico: Como funcionam as engrenagens do Planeta Terra

Parque de Ciência e Tecnologia - 17/11/2015

O Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec) realiza no próximo dia 28 de novembro, sábado, às 15h,  mais uma edição do Café Científico, tendo como convidado o geofísico Ailton Bassini  que falará sobre o tema: Como funcionam as engrenagens do Planeta Terra.

Como se estuda o interior da Terra? Como encontrar riquezas enterradas no subsolo? É possível estudar-se a estrutura, as propriedades físicas, a composição e os processos que ocorrem no interior da Terra usando-se equipamentos geofísicos instalados em superfície. Esses mesmos equipamentos e conhecimentos podem ser usados na prospecção de bens minerais, como diamantes, ferro, petróleo e água, além de “ver” a contaminação do lençol freático. Serão abordados assuntos como a sismicidade mundial (em particular, os sismos ocorridos recentemente no Chile, magnitude x intensidade, qual o maior terremoto, as tsunamis, entre outros) e a sismicidade no Brasil (sismos intraplaca podem ocorrer tsunami no Brasil?). Por meio de filmes bastante simples, entender a deriva continental e a tectônica de placas.

No Espaço Geofísica, alguns equipamentos estarão disponíveis para interação dos visitantes, como “provocar” um terremoto e ver o seu registro (o sismógrafo), uma experiência para entender o campo geomagnético (a Terra como um grande imã) x a lei de Snell.

Para os interessados na área, além da conversa, estarão disponíveis materiais como os softwares Seismic, Seismic Waves, os vídeos da deriva, da tectônica, da prospecção de petróleo, dos sismos no Brasil, dos sismos no mundo, da Tsunami 2004 em Sumatra, entre outros. Para ter acesso, basta trazer um pendrive com 3 Gb livres.

Foto: Lincoln Lujan

Café Científico com Ailton Bassini
Não há Comentários :(
Os comentários estão fechados.