Cinema gratuito ao ar livre volta à rua Maria Antonia

Comunicação - PRCEU - 24/07/2017

Centro Universitário da USP retoma o projeto CineMA na Rua com duas exibições em agosto

Após duas experiências, em maio e junho, o Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA) da USP retoma em agosto as exibições gratuitas de cinema ao ar livre com o projeto CineMA na Rua. As sessões acontecerão nos dias 8 e 22, às 19h, na praça existente entre os dois edifícios que compõem o CEUMA e o acesso é livre a todos os interessados.

A programação de ambos os dias será composta de curtas-metragens variados, buscando apresentar ao público uma diversidade de concepções, técnicas e temáticas. Nesta seleção, serão privilegiadas produções que tenham obtido premiações, assim como obras oriundas de estudantes e pesquisadores da área de audiovisual, especialmente da USP, compondo uma programação diferenciada do que é exibido no circuito comercial e voltada a um segmento de público que não costuma ter acesso a esse tipo de exibição.

Especificamente na apresentação do dia 22 os filmes selecionados estarão contextualizados na temática especial Arte & Ciência, já que no mesmo dia será inaugurada no CEUMA a exposição Hysteria, vinda do museu irlandês Science Gallery, em Dublin. Trata-se de uma performance audiovisual que integrou a mostra TRAUMA, apresentada na Irlanda e que abordava como o trauma afeta o cérebro, o corpo e a psique.

A diretora do CEUMA, Myrna Arruda Nascimento, que também é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, ressalta a importância de ações desse tipo para a integração da cidade e  explica que “no Brasil não é comum proporcionar a exibição de filmes em espaços abertos para a população, porém em outros países esta atividade faz grande sucesso e já é parte do cotidiano dos grandes centros urbanos”.

Já o vice-diretor, José Nicolau Gregorin Filho comenta o papel da linguagem audiovisual na sociedade contemporânea: “Vivemos em um mundo imagético e a partir dele podemos construir novos conceitos críticos. A proposta do CineMA na Rua é a possibilidade de levar obras cinematográficas para a comunidade e com isso tornar plural o olhar das pessoas e detonar debates.”

CineMA na Rua – Agosto

Quando | 08 e 22 de agosto às 19h