Beto Brant, Jean Willys e Vladimir Safatle  participam de debates na mostra Novíssimo Cinema Brasileiro, que estreia no Cinema da USP

Beto Brant, Jean Willys e Vladimir Safatle participam de debates na mostra Novíssimo Cinema Brasileiro, que estreia no Cinema da USP

Comunicação - PRCEU - 08/03/2017

Além de receber obras de repercussão no cenário cinematográfico brasileiro recente, o CINUSP promove debates sobre questões sociais

Por Teresa Espallargas
8/03/2017 17h26

Durante os meses de março e abril, o Cinema da USP – CINUSP Paulo Emílio – apresenta a 6ª edição da mostra Novíssimo Cinema Brasileiro. A programação conta com convidados debatendo diversos temas sociais e produções brasileiras recentes, que serão apresentadas entre os dias 13 de março e 7 de abril com sessões às 16h e às 19h.

Nesta edição, serão exibidos 22 longas-metragens, sendo 6 pré-estreias e diversos filmes premiados, como Cinema Novo de Eryk Rocha e Aquarius de Kleber Mendonça Filho e uma sessão especial de curtas sob o título Resistência e Vivência do Feminino, a fim de discutir temas como a identidade negra, a repressão sexual e a violência doméstica.

Além da exibição dos filmes, algumas sessões noturnas também contarão com debates e conversas com os diretores e mesas voltadas à questões propostas pelas obras. No primeiro dia da mostra, Beto Brant debate com o público o filme-documentário Pitanga. A película retrata a vida, a obra, a trajetória e a carreira de Antônio Pitanga.

No dia 22 de março Vladimir Safatle debate com Dora Longo Bahia o filme O caso Dora, que relaciona filosofia, ativismo político e história da arte. Já em  4 de abril os diretores Vincent Carelli e Tatiana Almeida (Tita) conversam com Esther Hamburger sobre o premiado Martírio, que retrata o genocídio da tribo indígena Guarani Kaiowá.

A mostra Novíssimo Cinema Brasileiro traz produções recentes do cinema nacional e também de proeminentes diretoras. Doze mulheres participam da programação exibindo seus filmes, como Anna Muylaert com o novo Mãe só Há Uma e Marília Rocha com o vencedor do Festival de Brasília A Cidade onde Envelheço.

Para conferir a programação completa da mostra acesse: www.usp.br/cinusp.

Mostra Novíssimo Cinema Brasileiro – 6ª Edição
Quando | De 13 de março a 7 de abril, essões às 16h e às 19h
Onde | Sala Cinusp Paulo Emílio – Rua do Anfiteatro, 181 – Colméia – Favo 04, Cidade Universitária, São Paulo – SP
Quanto | Gratuito