Concertos gratuitos reúnem diversos grupos musicais da USP na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Comunicação - PRCEU - 27/03/2017

Programação conta com composições de grandes nomes da música erudita e valoriza a produção musical universitária

Foto: Augusto Matos

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP recebe, ao longo do ano, uma série de apresentações gratuitas de música erudita. Os concertos acontecem todas as quintas-feiras, com exceção dos eventos dos dias 29/05 e 19/06, ambos na segunda-feira. O horário das apresentações é sempre ao meio-dia.

Com 15 concertos já programados para o primeiro semestre, a agenda musical da BBM engloba alguns grupos musicais consolidados da USP. Dentre eles estão o Laboratório de Música de Câmara da ECA-USP (LAMUC), que reúne alunos de graduação, pós-graduação e extensão cultural a fim de prepará-los para a prática profissional e o Conjunto de Música Antiga da USP (CMA – USP), o qual utiliza cópias de instrumento dos séculos XVI e XVII, período em que se concentra seu repertório, além do Coral da USP (CoralUSP) e da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP).

Em relação às obras apresentadas pelos grupos, predominam as composições dos séculos XVII e XVIII, com músicas dos alemães Johann Sebastian Bach e Georg Philipp Telemann, do tcheco Heinrich Ignaz Franz von Biber e até uma homenagem ao compositor italiano Domenico Scarlatti, conduzida por Sérgio Carvalho  do CoralUSP.

Ainda que os concertos contem com composições de grandes nomes da música erudita, reunir alunos da USP para reproduzi-las ao longo de uma extensa programação musical tem como intenção valorizar a produção feita na universidade e sua interação com o público externo, uma das missões de extensão universitária.

Onde | Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – Rua da Biblioteca, s/nº, Cidade Universitária – São Paulo, SP
Quando | De 06/04 a 29/06 – às 12hs – às quintas feiras, exceto 29/05 e 16/06 (segunda-feira)
Quanto | Gratuito
Informações | www.bbm.usp.br / (11) 2648 0310 / bbm@usp.br