D. Yayá ganha biografia em cordel em evento especial em homenagem às mulheres

Comunicação - PRCEU - 28/02/2018

O Centro de Preservação Cultural da USP (CPC-USP), órgão de cultura que ocupa a Casa de D. Yayá promove no dia 9 de março, às 18h, evento especial em comemoração ao dia da mulher e em homenagem à Sebastiana de Mello Freire, a Dona Yayá.

Na ocasião será lançado o cordel De Sebastiana a Dona Yayá, de autoria de Varneci Nascimento, que transpõe para essa manifestação literária a memória de Sebastiana, ou Dona Yayá, última moradora da emblemática casa do bairro do Bixiga e cuja história de vida faz parte das referências culturais da cidade de São Paulo.

O evento é promovido em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP) e reunirá cordelistas e estudiosos para discutir a questão da mulher e da literatura de cordel. A proposta é fazer uma reflexão sobre a produção de cordel como patrimônio cultural nordestino e como expressão feminista estudada e produzida por mulheres.

O debate contará com a participação de  Cleusa Santo (Cascordel), Fanka Santos (URCA), Monica Junqueira (FAU-USP), Paulo Iumatti (IEB-USP), Rosilene Alves de Melo (UFCG), Varneci Nascimento (cordelista).

D. Yayá ganha biografia em cordel em evento especial em homenagem às mulheres