Peça argentina El amor es un bien faz turnê no Teatro da USP

Teatro da Universidade de São Paulo - 05/11/2018

Montagem é baseada na obra Tio Vânia de Anton Tchekhov

Por Sandra Lima

O Teatro da USP recebe a peça argentina El Amor Es Un Bien, de Francisco Lumermann, baseada na obra Tio Vânia, do dramaturgo russo Anton Tchekhov, de 8 a 11 de novembro, de quinta a sábado, 21h, e aos domingos, 19h.

A peça recebeu as indicações de melhor autor, na categoria adaptação, no prêmio Teatro del Mundo (2015) e de melhor ator coadjuvante com José Escobar no prêmio Trinidad Guevara (2016). Já foi representada no Uruguai e no Peru, com direção de Lumermann. A peça também foi selecionada para participar do II Festival de Nova Dramaturgia da Argentina (2016), do XII Festival de Teatro de Rafaela (2016), do Festival CABA do Instituto Nacional de Teatro (2016), do Festival de Artes Cênicas Argentinas, Santa Fé (2017), e do Ministério da Cultura do Brasil este ano.

Na adaptação, a narrativa se passa em Carmen de Patagones, pequena cidade ao sul da Argentina. Sonia e seu tio Iván tem um albergue onde moram e trabalham, e onde também experimentam seus recitais. Pablo é o único hóspede, um jovem médico que não sabe quanto tempo vai ficar. Com a chegada de Alejandro, pai de Sonia, e Elena, sua nova esposa, a coexistência começa a ser desconfortável.

Os ingressos custam R$ 30 inteira e R$ 15 meia-entrada.

Sobre o autor e diretor

Nascido em 1982, em Buenos Aires, na Argentina, Francisco Lumermann escreve e dirige produções próprias desde 2002. Ganhou o primeiro prêmio no concurso German Rozanmacher, no VI International Festival Teather em Buenos Aires e menção honrosa na Paradigma Digital – Mc Station.INT PRESENT, nos festivais Rio Negro e Resistência. Em 2009 foi escolhido pelo Kennedy Center Performing for Arts (Washington) para participar do “Cultural Visitors Programs” para diretores. Também professor de teatro e ator, atuou em diversas peças, entre elas “Emília”, de Claudio Tolcachir, que excursionou para vários países e em festivais internacionais.

Ficha técnica

Dramaturgo e diretor: Francisco Lumerman / Elenco: Manuela Amosa, José Escobar, Jorge Fernández Román, Ignacio Gracia, Rosario Varela / Espaço cênico: José Escobar / Design de móveis: Gonzalo Córdoba Estevez / Iluminação: Ricardo Sica / Design gráfico: Martín Speroni / Agente de imprensa: Carolina Alfonso / Produtor Executivo: Zoilo Garcés

El amor es un bien (baseada em Tio Vânia, de Anton Tcheckhov)

Onde Centro Universitário Maria Antonia – Sala Multiuso