• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Engenho dos Erasmos receberá palestra sobre José Bonifácio

Engenho dos Erasmos receberá palestra sobre José Bonifácio

Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos - 06/06/2018

Estadista brasileiro reconhecido por seu papel na Independência do Brasil é tema de palestra em monumento histórico da USP

Na semana do aniversário do estadista José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos receberá a Profa. Dra. Ana Rosa Cloclet da Silva, no dia 16 de junho às 15h, para uma palestra sobre o Patriarca da Independência. O evento é gratuito e com vagas limitadas, que devem ser asseguradas através do site do evento.

Em sua abordagem, a especialista enfatiza o projeto nacional de José Bonifácio.

Nos marcos da crise final do Antigo Regime português e do nascimento do Brasil como corpo político autônomo, foi ele o estadista que mais se destacou na projeção e viabilidade do regime Monárquico Constitucional como “centro de força e união” do Estado e cujas ideias e atuação sintetizaram a própria trajetória de “um Império a Outro”.

A palestra discute a complexidade desse processo, em suas dimensões histórica e historiográfica, à luz das pesquisas que nos últimos anos revisitam o tema da construção do Estado e da Nação brasileiros, no decorrer do século XIX.

A Profa. Dra. Ana Rosa Cloclet da Silva é docente da Faculdade de História da PUC-Campinas e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião, pela mesma Universidade, com projetos integrados à Linha de Pesquisa: Fenômeno Religioso: instituição e práticas discursivas. É doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e pós-doutora na mesma área pela USP (2007), com projeto integrado ao grupo temático: Brasil: Formação do Estado e da Nação.

Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (13) 3229-2703 ou e-mail resjesantos@gmail.com.

Serviço

Quando | 16 de junho às 15h
Onde | Rua Alan Cíber Pinto, 96 Vila São Jorge, Zona Noroeste – Santos, SP
Quanto | Gratuito (Vagas limitadas)
Mais informações | tel: (13) 3229-2703 ou e-mail: resjesantos@gmail.com

Engenho dos Erasmos receberá palestra sobre José Bonifácio
    Não há Comentários :(
    Os comentários estão fechados.