• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Eu na USP Jr

Eu na USP Jr

Dante Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - 25/03/2010

Atenção: Programa Suspenso

Objetivo Geral

Dar oportunidade aos alunos do ensino fundamental de vivenciar a atmosfera científica e cultural da USP, por meio de um programa que lhes permita conhecer as atividades e instalações da Universidade, auxiliando-os a construir seus projetos de vida.

Objetivos Específicos

  • Colocar a universidade no imaginário destes alunos da rede oficial de ensino despertando-lhes a curiosidade pelo conhecimento nas diversas áreas e a irradiando para seus colegas
  • Propiciar aos alunos elementos básicos para a escolha da futura profissão.
  • Envolver os docentes, funcionários e graduandos da USP na divulgação de suas atividades acadêmicas, enriquecendo e estimulando sua vivência profissional

Metodologia

O programa Eu na USP Jr será composto por módulos e projetos. Os módulos são dedicados exclusivamente ao ensino fundamental, e objetivam introduzir o educando no universo de até cinco áreas do conhecimento. Cada área preparará atividades que cobrirão o período de um dia, nos horários das 8 horas às 17 horas. Em sua fase inicial, o programa contará apenas com os módulos, compostos por atividades desenvolvidas por Unidades ou Órgãos convidados. Cada atividade do módulo será coordenada por dois especialistas, sendo um coordenador, docente, e um vice-coordenador, docente ou funcionário de nível superior da USP, e apoiada por três monitores. Os alunos serão distribuídos em turmas, contendo cada uma quinze alunos e supervisionadas por três monitores alunos da USP. Os projetos, dedicados ao ensino médio, oferecidos apenas na próxima versão do programa, além de seguirem a mesma sistemática de apresentação e seleção, organizam-se em uma temática específica, estruturada e condizente com o grau de conhecimento do educando, devendo concluir-se no período máximo de duas semanas.

Coordenação Acadêmica

O Eu na USP Jr é um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária com coordenação geral do Museu de Ciências e participação das Unidades e dos Órgãos da USP. Após esta primeira fase, será composto um Comitê Acadêmico para defininir as diretrizes e demais ações do Programa.

Como Participar
Público-alvo

Na primeira etapa do programa, serão aceitos como participantes alunos do ensino fundamental da rede oficial de ensino, matriculados desde a:

  • 5ª a 8ª séries do ensino fundamental

Futuramente, serão abertas oportunidades também para os alunos do ensino médio.

Grupos indígenas poderão se inscrever através deste e-mail sob a responsabilidade de um professor cujos dados de telefone, endereço e email deverão ser fornecidos.

Funcionamento

COMUNICAMOS QUE, DEVIDO A GREVE DOS FUNCIONÁRIOS, A REALIZAÇÃO DA TERCEIRA EDIÇÃO DO PROGRAMA EU NA USP JR FOI CANCELADA.

Não há taxa de inscrição, sendo o Programa inteiramente gratuito e custeado por auxílio financeiro, dedicado a cobrir despesas decorrentes das atividades dos alunos na Universidade.

São emitidos atestados de participação para aqueles que cumprirem 75% da carga horária das atividades e dos projetos.

Processo de Seleção

O Grupo Gestor do Módulo – GGM – composto pelos coordenadores das atividades e por seus vice-coordenadores, fará a seleção dos alunos tendo como critérios atender em cada módulo todas as séries ( 5ª a 8ª) e o máximo de escolas possíveis. Estes critérios serão atendidos por meio de sorteio.
O resultado do processo seletivo é divulgado no Portal do Programa na rede mundial de computadores e também por correspondência eletrônica.

Eu na USP Jr
Não há Comentários :(
Os comentários estão fechados.