Exposição no Maria Antonia discute corrupção no Brasil

Comunicação - PRCEU - 06/12/2017

Exposição prorrogada até 29 de julho de 2018.

A mostra Era 90. Era? é uma seleção de ilustrações e instalações da artista Laura Cardoso

Por Gustavo Drullis
06/12/2017 9h55

O Centro Universitário Maria Antonia da USP (CEUMA) inaugura no dia 8 de dezembro, a partir das 18h, a mostra Era 90. Era?, da artista plástica Laura Cardoso. A seleção de ilustrações e instalações, com curadoria de Carlos Augusto Rossi e da própria artista,  discute a corrupção na política brasileira a partir da Era Collor. A exposição, que continua em cartaz até 18 de fevereiro de 2018, é gratuita e as visitações acontecem de terça-feira a domingo e feriados, das 10h às 18h.

A mostra consiste em ilustrações da artista publicadas originalmente na revista Veja, na coluna do jornalista político Marcos Sá, entre os anos de 1990 e 1996. São obras que colocam em evidência episódios de corrupção durante a Era Collor,  por meio de técnicas que conferem-nas um caráter tridimensional, como colagem, aquarela e pastel seco.

Além disso a exposição apresenta instalações, produzidas especialmente para essa ocasião, que abordam o tema da corrupção. “Já tivemos até um novo impeachment, e a avalanche de denúncias não acaba”, comenta Cardoso sobre a atualidade de seu trabalho.

As ilustrações já foram expostas anteriormente em 1992, na Galeria da Consolação, em São Paulo, e no Museu da República, no Rio de Janeiro, ocasião em que a artista plástica também fez instalações para a exposição. “As instalações não apenas complementam a mostra mas a expandem, trazendo o assunto para reflexão do público”, diz Cardoso.

Sobre a artista

A artista visual Laura Cardoso fez sua primeira exposição individual em 1982, dentro da mostra Sanidade e loucura, montada na Faculdade de Medicina da USP. Continuou sua carreira como grafista em videotexto nas equipes da Abril Cultural, Varig e Rede Globo, trabalho pelo qual foi selecionada para integrar 1ª Mostra Nacional de Grafismo em Videotexto, realizada no Museu de Arte de São Paulo.

Ao longo de sua carreira, a artista participou de exposições individuais e coletivas em São Paulo, Rio de Janeiro e Bruxelas, em lugares como Centro Cultural São Paulo, Pinacoteca, New Art Galeria e Espaço Off. Fez ilustrações para as revistas Veja e Cult e para livros das editoras Rosa dos Tempos, Record, Ática, Musa, Marco Zero, Boitempo e Edusp. A artista participou com estande próprio da Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 1992 e 1994, da I Feira Brasileira do Livro de Fortaleza, em 1994.

Era 90. Era?
Onde | Centro Universitário Maria Antonia – R. Maria Antônia, 294 – Vila Buarque, São Paulo – SP
Quando | 8 de dezembro (abertura às 18h)  a 18 de fevereiro (prorrogada até 29 de abril)
Visitações | Terça-feira a domingo e feriados, das 10h às 18h