Programação de férias convida crianças e adultos à Casa de Dona Yayá

Centro de Preservação Cultural - 11/07/2019
O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP oferece nas férias uma programação que envolve crianças e adultos, aberta a toda a comunidade. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição. A programação foi elaborada pelo Educativo do CPC,  sob orientação da professora Simone Scifoni. O objetivo é ampliar as atividades oferecidas para o público que visita a Casa de Dona Yayá, patrimônio histórico de São Paulo e bem cultural da USP, promovendo a troca de saberes e conhecimento entre a universidade a comunidade.

PROGRAMAÇÃO de FÉRIAS –   11 a 28 de julho

INFANTIL

livros voadores1

TARDE NA YAYÁ

Quinta-feira, 11 de julho, das 14h30 às 16h30
Os monitores do CPC receberão a garotada para uma sessão de cinema infantil seguida de brincadeiras em grupo, como a caça ao tesouro com tema Dona Yayá. O filme é o curta de animação Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore, uma aventura que usa várias técnicas de animação (stop-motion, miniaturas, computação gráfica, animação 2D) para contar o poder que um livro tem de transportar o leitor para um novo mundo. O personagem do filme foi inspirado no ator e diretor de comédias mudas Buster Keaton. A produção é do estúdio Moonbot (EUA, 2011), dirigido por William Joyce e Brandon Oldenburg, e recebeu o Oscar de Melhor Curta-metragem de Animação em 2012, e foi exibido na programação do festival Anima Mundi 2013.

OFICINA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

20190120 111516
Domingo, 14 de julho, das 10h às 13h
Juntamente com os monitores do CPC, crianças e adultos poderão confeccionar seus próprios brinquedos, como caleidoscópio, catavento, dobraduras, participar de jogos e brincadeiras em grupo. A proposta é que, a partir da memória das brincadeiras do final do século XIX e início do século XX, todos possam vivenciar diferentes modos de brincar.

ADULTOS

CINE DEBATE

quemmorala
Documentário: “Quem mora lá?” (Brasil, 2018)
26 de julho, das 19h às 21h30
Estabelecida sobre um túnel e ao lado de um córrego, a pequena comunidade do Pocotó resiste aos avanços dos prédios no abastado bairro de Boa Viagem, em Recife. Surpreendidas por uma ordem de despejo, as famílias – que vivem no local há mais de quinze anos – se veem na iminência de ficarem sem casa. O documentário “Quem mora lá?” (Brasil, 2018) conta a história desses moradores enquanto planejam a ocupação de um prédio abandonado, trazendo à tona a luta pelo direito à moradia nas cidades brasileiras. Após a exibição será promovido um debate com os diretores do filme, César Vieira, Conrado Ferrato e Rafael Crespo. Veja o trailer em: //www.taturanamobi.com.br/film/quem-mora-la

ITINERÁRIO YAYÁ

28 de julho, das 10h30 às 13h
Caminhada pelo centro de São Paulo organizada pelos educadores e monitores do CPC-USP. Partindo da Casa de Dona Yayá, localizada na Rua Major Diogo, o itinerário pretende contar um pouco da história de Sebastiana de Mello Freire, a Dona Yayá, do bairro do Bixiga e da cidade de São Paulo.

EXPOSIÇÃO MUSEUS E ACERVOS DA USP

2019 expomuseus 05
Visitação: dia 14 e 28 de julho, das 10h às 13h
Até fevereiro de 2020, segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
A exposição convida o público a conhecer, por meio de painéis fotográficos, os objetos, obras de arte, documentos de arquivo e materiais de apoio didático que formam os diversos acervos e coleções da USP. Tem por objetivo a divulgação de museus, arquivos, bibliotecas, centros de memória e documentação, centros de divulgação cultural e científica da Universidade que atuam como disseminadoras do conhecimento e da cultura.
Programação de férias convida crianças e adultos à Casa de Dona Yayá