Fins de Semana e Feriados em Museus e Acervos da Cidade Universitária

Dante Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - 31/03/2005

Atenção: Programa Suspenso

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, através do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), do Museu de Arte Contemporânea (MAC) e dos acervos museológicos de Anatomia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e de Rochas, Minerais, Meteoritos e Fósseis do Instituto de Geociências (IGc), convida a população da cidade e seus visitantes para conhecerem esses museus e acervos, que até 27 de março (1ª fase) também estarão abertos nos fins de semana e feriados, das 10 às 16h, para visitação pública e gratuita.
A abertura nos fins de semana e feriados desses museus e acervos da Cidade Universitária significa o uso qualificado desse campus da USP pela difusão da ciência, cultura e artes.

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA – MAC

Multiplicador do saber e da excelência do próprio acervo, sempre acompanhando os desafios sociais, o MAC é um espaço aberto a todas as formas de diálogo e criação que expressem a densidade da Arte Contemporânea – ponte para todos os processos que envolvem a vida do homem atual, espaço para todas as linguagens, poéticas e ousadias.

MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA – MAE

O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) conta em seu acervo com aproximadamente 120 mil objetos e imagens referentes à cultura material da América, do Mediterrâneo, do Médio Oriente e da África, abarcando uma extensão temporal que vai da Pré-História até nossos dias.

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS – ICB
ACERVO DE ANATOMIA HUMANA
PROF. “ALFONSO BOVERO”

Desde o início de sua carreira na Faculdade de Medicina (25 de abril de 1914), o Prof. Alfonso Bovero preocupou-se em criar um acervo de peças anatômicas, conservadas por diferentes técnicas, que servissem para suas exposições em aulas. Hoje, devido também à colaboração de diversos professores do Departamento de Anatomia, temos em exposição 1.100 peças anatômicas, 400 crânios devidamente identificados e 300 outras peças como reserva técnica.

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS – IGC
ACERVO DE ROCHAS, MINERAIS, METEORITOS E FÓSSEIS

O Instituto de Geociências possui um dos mais importantes acervos do País. Cerca de 45.000 amostras de minerais, rochas e gemas de várias regiões do mundo, minerais de caverna, meteoritos, entre eles o Itapuranga, o terceiro maior do Brasil, e uma grande coleção de fósseis. Réplicas de um Pterossauro e de um Allosaurus Fragilis (maior dinossauro predador de sua época) atraem adultos e crianças.

INSTITUTO OCEANOGRÁFIO – IO
ACERVO DO SERVIÇO DE MUSEUS

Aquários Marinhos:

Os aquários do Museu Oceanográfico expõem ao visitante um pouco da imensa biodiversidade marinha e do modo de vida de alguns de seus seres vivos. Os aquários reproduzem setores do ecossistema marinho, mostrando diferentes aspectos da estrutura física e dos organismos que os compõem. Ali é possível observar claramente a locomoção, os hábitos alimentares e reprodutivos, além das relações entre as espécies marinhas.

Animais Preservados:

• Esqueleto de golfinho: um representante da espécie Delphinus delphis foi encontrado em 1987 na Ilha Comprida no litoral sul de São Paulo. Seu tamanho original era de 2,37metros.
  • Esqueleto de baleia: um exemplar da constituição óssea da baleia Bryde, Balenoptera edeni, encontrado em 1972, na barra do rio Folha Larga, na região de Iguape, no litoral sul de São Paulo. O seu comprimento original era de 12,37 metros.
  • Outros animais marinhos como tubarões, pingüins e tartarugas também podem ser apreciados em forma empalhada ou conservados em formol e álcool. O Serviço do Museu também apresenta uma mostra de equipamentos utilizados em expedições oceanográficas, e princípios da Ciência Oceanográfica que está dividida em Oceanografia Geológica; Oceanografia Física; Oceanografia Química e Oceanografia Biológica. Tem um interessante “acervo vivo” que ilustra a informação apresentada.
  • Expo-Antártica: são mostradas as expedições científicas realizadas pelo Instituto Oceanográfico na Antártica, como parte do Programa Nacional PROANTAR, em painéis fotográficos.
Fim de Semana e Feriados em Museus
    • Instituto Oceanográfico - IO | Acervo do Serviço de Museus
    • Praça do Oceanógrafo, 191 | Cidade Universitária | Butantâ
    • CEP: 05508-900