Curso da USP discute perspectivas de representação da realidade pela ficção

com Manuel da Costa Pinto
4, 11, 18 e 25 de outubro
terças, 19h30 às 21h30

O Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA) promove, a partir do dia 4 de outubro, o curso Laboratórios ficcionais do presente, com o jornalista Manuel da Costa Pinto. O curso se detém sobre as novas perspectivas da representação da realidade pela ficção na prosa contemporânea, analisando temas como a descoberta da alteridade, a autobiografia, a distopia e as relações entre texto e imagem a partir de experiências traumáticas, são abordadas nas obras de autores como Bernardo Carvalho, Karl Ove Knausgård, J.M. Coetzee, Art Spiegelman, entre outros.

As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de setembro, presencialmente. O investimento é de R$ 200, com bolsa de 20% para professores e estudantes e de 40% para aposentados e terceira idade.

4 de outubro

O eu errante – W.G. Sebald, Bernardo Carvalho, Teixeira Coelho

11 de outubro

Entre ficção, biografia e ensaio – Roberto Calasso, Emmanuel Carrère, Karl Ove Knausgård

18 de outubro

O presente distópico – Michel Houellebecq, J.M. Coetzee, Juan Villoro

25 de outubro

O retorno do recalcado em texto e imagem – Martín Kohan, Gonçalo M. Tavares, Art Spiegelman, Antonio Altarriba e Kim, Joe Sacco

Manuel da Costa Pinto é jornalista e mestre em teoria literária pela USP. É colunista da revista São Paulo, do jornal Folha de S. Paulo, e autor de Paisagens interiores e outros ensaios e Literatura brasileira hoje. Foi curador da Flip de 2011 e da programação literária da Feira do Livro de Frankfurt de 2013, que teve o Brasil como país homenageado.

Curso da USP discute perspectivas de representação da realidade pela ficção
  • Classificação: Livre