Mostra Cultural promovida pela USP tem programação gratuita de música, teatro, artes visuais e texto

Comunicação - PRCEU - 05/09/2017

Produções são os trabalhos finalistas da 25ª edição do Programa Nascente, que garimpa novos talentos entre os alunos da Universidade

Por Elcio Silva
05/09/2017 15h10 atualizado em 21/09/2017 14h45

O concurso artístico Nascente, que já revelou nomes como o escritor José Roberto Torero, o ator Luís Miranda, o cineasta Paulo Sacramento e a fotógrafa e artista visual Flávia Junqueira, apresenta gratuitamente os finalistas da edição de 2017 em espaços culturais da USP. Os trabalhos são exibidos no Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC), no Teatro da USP (TUSP) e na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM).

O público terá a oportunidade de conferir em setembro e outubro a exibição da seleção de trabalhos produzidos por alunos da USP em sete áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Audiovisual, Música Popular, Música Erudita e Texto.

Dividido em quatro mostras distintas os finalistas serão apresentados a partir de 21 de setembro na Mostra de Teatro, que ocorre no Teatro da USP e vem seguida pela Exposição Visualidade Nascente, a partir do dia  23, no Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC). Dia 26 é a vez do Sarau Literário no saguão da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) e a Mostra de Música Popular e Erudita finaliza as apresentações no auditório da BBM em 28.

Depois de avaliados pelo júri, os ganhadores de cada categoria receberão o prêmio de R$ 4 mil na Festa de Premiação, que acontecerá também na BBM no dia 28 de setembro, às 20h.

Valorização Cultural

A nova sede do MAC, inaugurada em 2012 no Ibirapuera, irá receber pela primeira vez a Exposição Visualidade Nascente, com os trabalhos de Artes Visuais, Audiovisual e Design, de 23 de setembro a 29 de outubro, dando um caráter especial e um incentivo para os novos artistas.

Segundo o professor  Marcelo de Andrade Roméro, Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP a importância do programa está em promover a produção cultural na USP. “O Programa Nascente é um dos melhores exemplos de valorização da cultura e extensão na Universidade, pois estimula nossos alunos a se aprofundarem em diversas áreas culturais e a desenvolverem sua criatividade, divulgando ao público seus talentos e oferecendo premiações”, relata.

Para Roméro a iniciativa também ganha relevância e amplitude ao levar  atividades aos diversos campi da universidade: “os projetos geram mostras, exposições e apresentações de alta qualidade em diversos espaços de cultura e extensão da USP e de parceiros, inclusive nos campi do interior”, completa.

Para que o público possa saber mais sobre os trabalhos finalistas, o site do Nascente (www.usp.br/nascente) disponibiliza informações adicionais contendo trechos das músicas, fotos e informações dos espetáculos, poemas, poesias e outros textos para download, diversas produções de artes visuais, soluções de design e teasers dos trabalhos audiovisuais.

Na Mídia

Em 21 de setembro o professor Marcelo de Andrade Roméro foi entrevistado por Mário Sant para o programa Via Sampa da Rádio USP. Confira abaixo:

ARTES CÊNICAS
Mostra Nascente de Teatro | 21, 23 e 27 de setembro, 19h30
Local: Teatro da USP (98 lugares)
3 peças finalistas
21.09 (quinta-feira) | 19h30 – A Deus Dará – Um Tratado Sobre a Desesperança | Direção
23.09 (sábado) | 19h30 – Experimento a história de Bernarda Soledade | Direção
27.09 (quarta-feira) | 19h30 – Yerma | Direção

ARTES VISUAIS | DESIGN | AUDIOVISUAL
Exposição Visualidade Nascente | 23 de setembro a 29 de outubro
Local: Museu de Arte Contemporânea da USP – MAC Ibirapuera
Abertura 11h
Terça-feira – 10 às 21h | Quarta a domingo – 10 às 18 horas | Segunda-feira – fechado
Artes Visuais – 29 trabalhos | Design –  5 trabalhos | Audiovisual – 4 trabalhos

TEXTO
Sarau Literário Nascente | 26 de setembro (terça-feira) – 18h
Local: Saguão – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM)
26 trabalhos classificados

MÚSICA POPULAR e MÚSICA ERUDITA
Mostra de Música Nascente | 28 de setembro (quinta-feira) – 16h
Local: Auditório István Jancsó (270 lugares) – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM)
Música Popular – 7 apresentações  | Música Erudita – 8 apresentações

FESTA DE PREMIAÇÃO
28 de setembro (quinta-feira) – 20h

Endereços

Teatro da USP (TUSP)
Rua Maria Antonia, 294 | Vila Buarque, São Paulo – SP.

Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC)
Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera – São Paulo – SP

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM)
Rua da Biblioteca, s/n – Cidade Universitária – São Paulo – SP