Cultura caipira e homenagem a Dominguinhos em shows na Dona Yayá

Centro de Preservação Cultural - 03/04/2018

O Trio Maria Fumaça e a banda Dona Crô estão na programação do mês de abril do Domingo na Yayá

O Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (CPC-USP) traz nos dias 08 e 22 de abril, às 11h, na programação musical do Domingo na Yayá o Trio Maria Fumaça com um repertório que realça a paixão das musicistas pela cultura caipira e a banda Dona Crô que homenageia Dominguinhos em um show de forró com músicas do compositor nordestino e de outros artistas que foram gravadas por ele.

O Domingo na Yayá é uma atividade quinzenal do CPC-USP  que oferece apresentações musicais com entrada gratuita em parceria com a Escola de Comunicações e Artes da USP e com Coral da USP, em um clima descontraído e aconchegante.

Além  dos shows, o público pode conhecer a Casa de Dona Yayá, que faz parte da história da cidade de São Paulo, e visitar a exposição Sesmaria de Passarinhos, sobre o patrimônio cultural da zona leste.

Saiba mais sobre os grupos

8 de abril – Domingo, às 11h – Grátis

TRIO MARIA FUMAÇA

No Caminho dos Goyazes
Música regional

O Trio Maria Fumaça, formado por alunas da do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da USP,  mostra no show “No caminho dos Goyazes” a paixão pela cultura caipira e regional com um repertório que vai do  universo cancioneiro do interior paulista até os ritmos latino-americanos, além de apresentar composições próprias. Em comum, os sentimentos da vida simples no campo e sua relação com a natureza sob o olhar feminino. Com Alice Oliveira (harpa paraguaia, eufônio e voz), Sarah Alencar (violão, flauta transversal e voz) e Priscila Ribeiro (viola caipira, clarinete e voz).

O Maria Fumaça, surgido no início de 2014, vem se apresentando em diversos espaços da caítal e interior de São Paulo e prepara para breve o lançamento do primeiro CD.  O grupo tem como proposta apresentar sob seus olhares femininos um repertório que envolve todo o universo da música caipira.  A abertura de um diálogo da música caipira com outras músicas latino-americanas e com composições próprias enriquece e estreita esta relação musical entre culturas que tem como tema central a vida e sentimentos do homem simples do campo e sua relação com a natureza. As canções escolhidas trazem um apanhado de sentimentos onde se vêem valores como amor, honestidade, respeito, solidariedade, zelo e gratidão para com a natureza, em contraponto à sociedade tomada pelo consumismo, cultura midiática de massa e pela  tecnologia domina os diversos fazeres humanos.

Contatos: @mariafumacagrupo
mariafumacatrio@gmail.com

22 de abril – Domingo, às 11h – Grátis

DONA  CRÔ

Homenagem a Dominguinhos
MPB

A banda Dona Crô  presta uma homenagem a José Domingos de Morais (1941-2013) o Dominguinhos, nascido em Garanhuns, no agreste pernambucano. Seu  pai, “mestre Chicão”, era um conhecido sanfoneiro e afinador de sanfonas. O filho, por sua vez, tornou-se  um exímio sanfoneiro e compositor, reconhecido como um músico excepcional e versátil que transitou  por vários estilos musicais, desde a Bossa Nova até o Forró. Este show vai apresentar algumas das principais composições de Dominguinhos, além de canções de outros compositores que foram gravadas por ele ao longo de sua carreira, como Luiz Gonzaga, Chico Buarque e Gilberto Gil.

Dona Crô é formado por Ailson Júnior (percussão e voz), Chico Bahia (violino), Iuri Galati (violão), Jhonatan Pereira (escaleta), Rommel Monteiro (percussão) e Taio Nascimento (percussão). Com objetivo de valorizar a música nordestina, o grupo mistura elementos dos ritmos maracatu, xote, coco e xaxado com o tradicional baião, fazendo um som dançante,  com arranjos modernos. Com pouco mais de um ano de existência, este  grupo que surgiu entre alunos do curso de Música da Escola de Comunicação e Artes da USP já é sucesso de público vem se destacando no cenário musical paulistano com shows realizados em locais como Centro Cultural São Paulo, Casa de Dona Yayá, Casa das Rosas, Fundação Ema Klabin e Memorial da América Latina entre outras.

Contatos: www.donacro.com
www.facebook.com/bandadonacro/

Domingo na Yayá
Quando | 8 e 22 de abril | 11h
Onde | Centro de Preservação Cultural da USP (CPC)
Rua Major Diogo, 353, Bela Vista – São Paulo.
Quanto | Grátis

Domingo na Yayá
  • 8/abr/2018 até 22/abr/2018
    • Centro de Preservação Cultural da USP (CPC)