OSUSP inicia programação de setembro com concerto comemorativo no Museu do Ipiranga

Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo - 29/08/2019

Além da apresentação festiva na Semana da Pátria, concertos abertos da Orquestra também terão lugar na Sala São Paulo e na Biblioteca Brasiliana

Iniciando o mês de setembro de modo celebrativo, a Orquestra Sinfônica da USP – OSUSP se apresenta na comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil. Intitulado “Museu do Ipiranga em Festa”, o evento aberto e gratuito é realizado pelo Museu Paulista da USP e pelo SESC Ipiranga. No dia 7 às 18h30, no Parque da Independência (Av. Nazaré – Ipiranga, São Paulo – SP), o público aprecia o concerto da OSUSP junto do CORALUSP, ao ar livre, sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá

O programa é integrado pelas obras Dança Brasileira, de Camargo Guarnieri, Bachianas Brasileiras Nº4 e Trenzinho do Caipira, de Heitor Villa-Lobos, Abertura Fosca, de Antonio Carlos Gomes, e Brasil Pandeiro, de Assis Valente, Dança das Horas, de Amilcare Ponchielli, e Va Pensiero, de Giuseppe Verdi. E claro que nesta ocasião não poderiam faltar o Hino Nacional Brasileiro, de Francisco Manuel da Silva e Joaquim O. Duque Estrada, e o Hino da Independência do Brasil, de Evaristo da Veiga.

Na sexta-feira, 20, às 12h30, a Orquestra dá sequência à série Música de Câmara, com um concerto gratuito na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (Rua da Biblioteca, 21 – Butantã, São Paulo – SP). No dia, o Quarteto de Sopros integrado pelos músicos da OSUSP Paula Manso (flauta), Gizele Salles (oboé), Eduardo Napolitano (clarinete) e Mariana Bergsten (fagote) interpreta obras de Heitor Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras Nº6 (1938), Choros Nº2 (1924), Trio para Oboé, Clarinete e Fagote (1921) e Quatuor (1928).

No sábado seguinte (28), a OSUSP apresenta novo concerto na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos – São Paulo – SP), às 21h. Desta vez, a maestrina Ligia Amadio regerá a Orquestra e os solistas Hércules Gomes (piano), Danilo Penteado (contrabaixo) e Lucas Casacio (bateria) numa apresentação que terá em seu repertório obras dos compositores Igor Stravinsky (1882-1971), Aaron Copland (1900-1990), Leonard Bernstein (1918-1990), César Guerra-Peixe (1914-1993) e Radamés Gnattali (1906-1988). Os ingressos para o concerto variam entre R$15 e R$50, e podem ser adquiridos pelo site osusp.byinti.com.

No dia 27, sexta-feira, ocorre o Ensaio Aberto da OSUSP, às 12h30 no CDI (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 – Cidade Universitária, São Paulo – SP) da USP. No ensaio, algumas obras do concerto da Sala São Paulo serão interpretadas de forma aberta e gratuita para todos, mesmo àqueles sem vínculo com a universidade.

calendário 09 1

Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo

Temporada 2019

Informações: sinfonica@usp.br | (11) 3091 3000 | www.osusp.prceu.usp.br