Palestra Gratuita sobre José Bonifácio, com Profa. Dra. Miriam Dolhnikoff (FFLCH USP), no Engenho dos Erasmos

Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos - 10/06/2019

Atividade integra semana santista de celebrações de 200 anos do retorno do patriarca da independência ao Brasil.

Sábado, dia 15 de Junho, às 15h

José Bonifácio Patriarca Vencido 2019 I menorJosé Bonifácio entrou para a história como o patriarca da independência. No entanto, embora tenha tido papel decisivo nos acontecimentos que levaram à ruptura com Portugal, Bonifácio não conseguiu concretizar suas propostas para a nova nação. Defensor de reformas de fundo, como o fim da escravidão, a partir de seu entendimento sobre as ideias liberais predominantes no período, foi derrotado por setores majoritários da elite que resistiam a estas reformas.

Partindo desta premissa, a Profa. Dra. Miriam Dolhnikoff, docente da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, compartilhará com o público sua experiência e resultados de investigações científicas na área de História do Brasil Império, representação política, organização institucional do Estado e parlamento. Mestre e doutora em História Econômica pela USP, é autora dos livros “História do Brasil Império” (2017), “José Bonifácio de Andrada e Silva” (2012) e “Projetos para o Brasil: José Bonifácio de Andrada e Silva” (1998). Atualmente estuda o governo representativo, sob a forma de monarquia constitucional, no Brasil, com foco no debate político em torno das eleições.

Serviço:

Palestra gratuita “José Bonifácio, o patriarca vencido”, com Profa. Dra. Miriam Dolhnikoff

Sábado, 15 de Junho, às 15h

Auditório do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge – Rua Alan Ciber Pinto, nº 96, Vila São Jorge, Zona Noroeste de Santos

Inscrições pelo site www.engenho.prceu.usp.br

Tel.: 13.3229-2703 | resjesantos@gmail.com