• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Parceria inédita com Orquestra Sinfônica traz nova atração para passeios culturais gratuitos da USP

Parceria inédita com Orquestra Sinfônica traz nova atração para passeios culturais gratuitos da USP

Comunicação - PRCEU - 22/02/2017

Oferecer mais uma opção cultural e de extensão universitária e também possibilitar a formação de público para os concertos sinfônicos é uma das estratégias da parceria realizada pelo Giro Cultural e pela OSUSP

Por Elcio Silva
22/02/2017 15h09

Abrir ao público a maior universidade da América Latina, sua história, museus, acervo cultural e científico é a principal proposta do Giro Cultural da USP, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – PRCEU. Em 2017 o programa firmou uma parceria com a Orquestra Sinfônica da USP, também parte da PRCEU, para trazer aos participantes a possibilidade de assistirem aos concertos da sinfônica gratuitamente.

A estratégia do Giro Cultural é oferecer cada vez mais novas atrações para o público. Atualmente, a ação que ocorre há cinco anos, oferece três opções de roteiros no campus Butantã – Vista Panorâmica, Acervo Cultural e Acervo Científico – e uma opção fora do campus: A USP e a São Paulo Modernista, que destaca as principais obras e edificações modernistas da capital. Para saber mais sobre os roteiros acesse: prceu.usp.br/noticia/passeios-culturais-gratuitos/.

A parceria oferece a possibilidade dos grupos assistirem aos ensaios abertos da OSUSP na Cidade Universitária , às sextas-feiras, e para os participantes do roteiro externo serão disponibilizados convites para os concertos na Sala São Paulo.

O Giro Cultural e a OSUSP

Para o coordenador do Giro Cultural, professor Ricardo Ricci Uvinha, a iniciativa de inserir a programação da OSUSP no Giro Cultural partiu da importância de unir programas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

“Como ex-conselheiro da OSUSP percebi a qualidade do trabalho deles. É um trabalho impecável e vimos a possibilidade de potencializar a divulgação, seja dos ensaios que ocorrem às sextas-feiras, seja das apresentações que ocorrem aos sábados. Nas sextas-feiras, para o Giro Cultural que realizaremos na Cidade Universitária, nós levaremos os participantes para os ensaios abertos realizados no CDI (Centro de Difusão Internacional da USP) e no sábado os participantes do Giro Modernista serão convidados para assistir o concerto na Sala São Paulo”, relata Uvinha.

Já o professor Eduardo Monteiro, diretor da OSUSP, destaca o processo de formação de público que a parceria pode proporcionar.

“Uma das finalidades da orquestra é a formação de plateias. Estamos sempre em busca de novos ouvintes, isso é importante. A orquestra existe para isso, para tocar, para levar sua música para toda a comunidade, tanto interna, quanto externa. Essa possibilidade de parceria com o Giro Cultural é muito interessante porque estamos atraindo outras pessoas, um público que possivelmente não conhece o trabalho da OSUSP. A ideia é que eles venham e caso gostem passem a vir e assistir regularmente dentro ou fora da USP”, ressalta Monteiro.

Os ensaios abertos no CDI-USP e as apresentações na Sala São Paulo ocorrem normalmente uma vez ao mês. Até o final do ano estão previstas sete apresentações no campus Butantã e outras sete na Sala São Paulo.

Agendamentos

Para agendar um dos roteiros realizados na Cidade Universitária os interessados precisam entrar em contato com a equipe do Giro Cultural de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h pelo telefone (11) 3091-1190, ou enviar e-mail para girocultural@usp.br. Os roteiros recebem grupos com no mínimo 10 e no máximo 40 pessoas.

Já para agendar o roteiro A USP e a São Paulo Modernista, os interessados devem se inscrever pelo e-mail girocultural@sinteseeventos.com.br ou pelo telefone (11) 3721-5720.

A Orquestra

A OSUSP foi fundada em 1975 e teve como regentes titulares Camargo Guarnieri (1975-1993), Ronaldo Bologna (1993 a 2001), Carlos Moreno (2002 a 2008) e Lígia Amadio (2009 a 2011). Em 42 anos, realizou excursão pela Alemanha, lançou oito CDs, organizou concursos de composição, participou de montagens de ópera e se apresentou com regentes e solistas de renome internacional como o tenor José Carreras, o violinista Schlomo Mintz e os pianistas Arnaldo Cohen, Yara Bernette, Roberto Szidon e Ingrid Haebler. Sua temporada anual consiste em apresentações regulares em diferentes salas de concerto e nos diversos campi da USP.

Serviço

OSUSP no Giro Cultural USP

Roteiros: Vista Panorâmica | Acervo Científico | Acervo Cultural

Inscrições
O Giro Cultural USP está disponível para agendamento de grupos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Telefone: (11) 3091-1190. E-mail: girocultural@usp.br
Os passeios estão sujeitos a confirmação da equipe do Giro Cultural
Quanto | Gratuito
Quando | A partir de fevereiro de 2017
Grupos | Mínimo de 10 e máximo de 40 pessoas
O ponto de encontro para os grupos é o Portão 10 do Centro de Práticas Esportivas da USP – CEPEUSP, localizado na Avenida Mello Moraes, 661, Cidade Universitária – Butantã.

Os ensaios e apresentações da OSUSP no Centro de Difusão Internacional da USP, no campus Butantã, ocorrem às sextas-feiras. Inicialmente os grupos agendados para as datas com programação da orquestra terão a oportunidade de incluir a atividade no roteiro.
Agenda OSUSP no CDI | 10/03, 07/04, 09/06, 01/09, 06/10, 10/11 e 08/12, sempre às 12h30.
Centro de Difusão Internacional da USP (CDI) | Av. Prof. Lúcio Martins, s/n, em frente à ECA

Roteiro: A USP e a São Paulo Modernista

Inscrições
As inscrições são feitas pelo e-mail girocultural@sinteseeventos.com.br ou pelo telefone (11) 3721-5720.
Quanto | Gratuito
Quando | As inscrições para 2017 já iniciaram.
Grupos | 40 pessoas
O ponto de encontro para os grupos é a estação Alto do Ipiranga do Metrô.
Para mais informações e itinerário acesse o site: http://www.sinteseeventos.com.br/site/index.php/acoes/giro-cultural-usp

As apresentações da OSUSP na Sala São Paulo ocorrem normalmente aos sábados. Uma lista de presença com os participantes do roteiro será enviada a organização da OSUSP para a retirada do ingresso no local até 30 minutos antes do concerto.
Agenda OSUSP na Sala São Paulo | 11/03, 08/04, 10/06, 02/09, 07/10, 11/11 e 09/12, sempre às 21h.
Sala São Paulo | Praça Julio Prestes, 16 – Campos Elísios – SP
Saiba mais em: http://www.osusp.prceu.usp.br/agenda/

GIRO CULTURAL USP

Site: www.prceu.usp.br/girocultural
Facebook: www.fb.com/giroculturalUSP

Parceria inédita com Orquestra Sinfônica traz nova atração para passeios culturais gratuitos da USP
    Não há Comentários :(
    Os comentários estão fechados.