PRCEU e Biblioteca Mindlin lançam Programa de Residência em Acervos

Dante Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - 17/04/2015

Iniciativa visa consolidar o espaço cultural como centro de pesquisa universitária

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin acabam de lançar um edital para selecionar pesquisadores para realização de projetos de pesquisa em seu acervo. A iniciativa inédita tem como objetivo o de consolidar a biblioteca como centro de pesquisa da Universidade de São Paulo. Os interessados em participar devem efetuar a sua inscrição entre os dias 4 de maio a 3 de junho. O edital, na íntegra, está disponível para download no site da BBM: www.prceu.usp.br/bbm.

O edital prevê duas modalidades de residência para a pesquisa em acervos: Residência de Programa de Pós-doutorado e Residência de Programa de Pesquisador. Podem participar pesquisadores brasileiros e estrangeiros, com doutorado completo, e que tenham disponibilidade e recursos próprios para desenvolver o programa de residência em até doze meses na BBM, dependendo da modalidade escolhida.

Os candidatos deverão apresentar um projeto de pesquisa, no qual serão avaliados o mérito da proposta e a adequação do projeto ao acervo da BBM. A relação de projetos homologados será divulgada no dia 4 de agosto. O início das atividades está marcado para o dia 1º de setembro.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, criada em 2005, abriga a coleção de obras sobre o Brasil, reunida ao longo de 80 anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. A coleção, doada pela família à USP, conta com aproximadamente 60 mil volumes, entre impressos e manuscritos, sendo considerada a mais importante coleção do gênero formada por um particular.

A Professora Doutora Maria Arminda do Nascimento Arruda, Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária ressalta que a categoria Residência aplica-se à modalidades outras que não sejam exclusivas à área da Saúde, como ocorre no exterior. Neste sentido, a Pró-Reitoria pretende no intuito de estender essa iniciativa no âmbito dos órgãos de Cultura e Extensão e consolidar a noção de Residência na Universidade organizar um seminário sobre Residências para o 2º semestre de 2015.

Foto: Marcos Santos. USP Imagens

Programa de Editais de Residência em Pesquisa BBM-PRCEU-USP – Edital 2015
    • Complexo Brasiliana - Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
    • Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária
    • São Paulo - SP
    • obs: A documentação deverá ser enviada, em formato .pdf, pelo e-mail bbm@usp.br, e também ser entregue no local.