Homem se recusa a obedecer à ordem divina em espetáculo no Teatro da USP

Teatro da Universidade de São Paulo - 03/03/2017

O Teatro da USP apresenta de 10 a 26 de março, sexta e sábado, 20h e domingo, 19h, a Peça para Quem Não Veio. A montagem é uma abertura de processo criativo fruto da parceria entre a paulista Cia. Pau D’Arco e a Compagnie Nie Wiem, de Châteauvillain, França. No elenco, o ator Otacílio Alacran e a atriz e cantora francesa Laurence de Seve trazem a história de um homem que se recusa a obedecer a ordem divina. Bia Szvat e Anne-laure Lemaire dividem a direção. As apresentações são gratuitas e os ingressos são distribuídos uma hora antes do início da sessão.

Quanto a vós, sede fecundos, multiplicai-vos, povoai a terra e dominai-a! [Gênesis 9:1]

E, conforme o sopro divino, assim foi feito: o homem povoou e dominou toda a terra, e dominou a si próprio. E, dominando a si próprio, ousou bradar em nome do criador e dividir a raça humana em estratos, dos quais uns poucos mantêm historicamente a supremacia do poder. Liberté, égalité, fraternité… Para quem?

PEÇA PARA QUEM NÃO VEIO traz um homem que se recusa a obedecer a ordem divina, enterrando suas sementes. Em um mundo que desconstrói identidades por meio de horrores que brotam dos mais soturnos porões, para que, afinal, reproduzir a vida?

Um homem se nega à reprodução e enumera seus motivos, partindo de suas experiências com o racismo e outros horrores na infância. Com a desconstrução de sua identidade, teme que um filho  reproduziria, em suas falas e comportamentos, estas mesmas estruturas de dominação e intolerância. Sua mulher de início se apresenta como um espelho no qual ele se olha mas não vê o futuro, não se reconhece. Enxerga somente o auto-ódio. Sua imagem está em constante modificação, em uma amálgama que se reflete na criação dramatúrgica, cênica e atoral sob perspectiva contemporânea.

A temporada é a abertura do processo criativo de uma montagem que dá continuidade à parceria entre a Cia. Pau D’arco (BR) e a Compagnie Nie Wiem (FR), iniciada em 2016 no SIMONE [Centro de Treinamento de Atores], em Châteauvillain, França. As apresentações de 10 a 19.03 contarão com a participação da atriz e cantora Laurence de Seve, da Compagnie Nie Wiem.

Ficha Técnica

PEÇA PARA QUEM NÃO VEIO
Cia. Pau D’arco (Brasil) e a Compagnie Nie Wiem (França)

Quando | De 10 a 26 de março – Sexta e Sábado, 19h e Domingo, 19h
Onde | Teatro da USP – TUSP
Rua Maria Antônia, 294, Consolação – SP
Quanto | Gratuito
Os ingressos são distribuídos uma hora antes do início da sessão.
Lotação | 30 lugares

Peça para quem não veio
    • TUSP | Sala Experimental
    • R. Maria Antonia, 294