• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Programação especial divulga museus e acervos da USP

Programação especial divulga museus e acervos da USP

Centro de Preservação Cultural - 30/08/2019

Programação paralela à exposição Museus e Acervos da USP recebe na Casa de Dona Yayá museus universitários e pesquisadores para atividades de extensão e divulgação científica

A Universidade de São Paulo agrega um rico patrimônio em acervos e coleções de natureza científica, artística e cultural que cumprem importante papel na construção do conhecimento, no desenvolvimento de pesquisas e na extensão universitária. Para apresentar esse universo está em cartaz na Casa de Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural, a exposição Museus e Acervos da USP. Por meio de painéis fotográficos a mostra retrata os museus, arquivos, bibliotecas, centros de memória e documentação, centros de divulgação cultural e científica da USP que atuam como disseminadoras do conhecimento e da cultura desenvolvidos na Universidade.

Em paralelo à exposição, o CPC oferece uma programação  voltada a diferentes públicos que acontecerá aos domingos, com oficinas realizadas pelos educadores dos museus da USP. Segundo a diretora do CPC-USP, Martha Marandino, com essa iniciativa “buscamos ampliar a divulgação das coleções e acervos e, em especial, destacar os programas educativos promovidas por essas instituições. A expectativa é que o público possa conhecer também essa faceta do patrimônio universitário e ser estimulado a visitar esses locais, pois os setores educativos dos museus são responsáveis por promover a aproximação entre a produção de conhecimento realizada com base nas coleções e acervos e a sociedade. Possuem, assim, um papel de alta relevância na apropriação e na reflexão sobre os bens culturais e científicos existentes nesses locais.”

Ação educativa

A  primeira oficina, que aconteceu em agosto, trouxe a equipe do Museu de Zoologia. No próximo domingo, dia 1º de setembro, é a vez do setor educativo do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, que vai propor ao público um contato com a ciência arqueológica para refletir  sobre o passado da região central de São Paulo e explorar o imaginário sobre o seu futuro. Outras oficinas já foram agendadas até o final do semestre e a programação deve continuar em 2020.

69420187 2536562086574737 7954401834464968704 n

Oficina MZ-USP na Casa de Dona Yayá. Foto: Acervo CPC.

Conversas com os pesquisadores

Outra iniciativa do CPC é a realização de um ciclo de palestras de divulgação científica sobre os museus da USP.  Serão quatro encontros mensais que com direntes pesquisadores que propõem ao púlbico participar de uma conversa informal sobre novos estudos relacionados ao tema. O primeiro acontecerá no dia 4 de setembro, às 19h, com Leonardo da Silva Vieira,  que vai falar sobre a formação dos acervos de museus históricos a partir de estudo sobre o Museu Paulista da USP. Essa atividade faz parte do programa Conversas com Pesquisadores, que vem reazliando rodas de conversa com especialistasdo campo do patrimônio cultural, com o objetivo de promover a divulgação da produção acadêmica e a aproximação entre o universo acadêmico e a sociedade em geral. As conversas são uma oportunidade para conhecer os pesquisadores e seus objetos de investigação, além de proporcionar um espaço para debate e troca de conhecimento.

Patrimônio cultural da USP

A Universidade de São Paulo agrega um rico patrimônio cultural de sítios e obras, acervos e coleções, e referências culturais, que cumpre importante papel na construção do conhecimento, nas pesquisas científicas e na extensão universitária. Os acervos, em especical, são muitos e variados  –  vão desde coleções artísticas a acervos didáticos de ciências naturais, arquivos pessoais de intelectuais e acadêmicos, conjuntos documentais reunidos em pesquisas nos mais variados campos do saber, arquivos administrativos que documentam a trajetória da universidade a preciosos acervos arqueológicos das mais diversas origens. Identificar, inventariar e tornar público esse patrimônio distribuído entre as unidades da USP em todo estado de São Paulo é a missão que norteia a atuação do CPC-USP ao promover ações e reflexões de caráter acadêmico e de extensão universitária em torno da temática do patrimônio cultural.

 

Exposição Museus e Acervos da USP

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Local:  CPC-USP/Casa de Dona Yayá

Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo

Entrada gratuita

Programação paralela

Domingo na Yayá – Oficinas 

01/09, das 11h às 12h30 – Museu de Arqueologia e Etnologia da USP

20/10, das 11h às 12h30 –  Museu de Arte Contemporânea da USP

10/11, das 11h às 12h30 –  Museu de Arqueologia e Etnologia da USP

Conversas com pesquisadores – Ciclo Museus

04/09, das 19h às 21h – Cotidiano e sociedade no acervo do Museu Paulista, com Leonardo da Silva Vieira

Próximos encontros: 02/10, 06/11, 04/12

 

 

 

11040302 908930782460565 1290024714 n 1

Ação educativa do MAE/USP.

Programação especial divulga museus e acervos da USP
  • Classificação: Livre
    Não há Comentários :(
    Os comentários estão fechados.