Série: inquietudes urbanas o uso do crack em espaços públicos das metrópoles brasileiras

Dante Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - 01/04/2015

DEBATE

entrada franca

As decorrências urbanas ligadas ao uso de crack, tais como tráfico de drogas, controle e repressão policial, práticas territoriais, rotinas e regimes de moralidade. Os convidados discutem estas questões sob um olhar antropológico, e analisam as possíveis estratégias dos serviços assistenciais e de saúde, a partir dos direitos humanos e das políticas públicas voltadas às classes populares.

Este evento faz parte da série de debates Inquietudes Urbanas que está voltada para a discussão das relações entre a universidade pública e a cidade no contexto contemporâneo, trazendo à tona questões nas quais os mais diversos problemas urbanos atuais, ligados à violência e à segregação social, entre outros, contracenam com o papel formador do ensino universitário, entendido como o ‘lugar’ em que as fissuras da sociedade são tratadas de forma crítica.

Heitor Frúgoli Jr. é professor do Depto. de Antropologia da FFLCH-USP e coordenador do GEAC-USP.

Taniele Rui é pós-doutoranda do Núcleo de Etnografias Urbanas do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento no CEBRAP-SP.

Deborah Fromm é mestranda em Antropologia Social pela Unicamp e pesquisadora do NaMargem UFSCar/CEBRAP e do NEU-CEBRAP.

Inquietudes Urbanas
    • Centro Universitário Maria Antonia