Mostra Cultural premia talentos e traz programação gratuita na capital paulista

Comunicação - PRCEU - 01/11/2018

Produções são os trabalhos finalistas da 26ª edição do Programa Nascente USP, que garimpa novos talentos entre os alunos da Universidade

Por Elcio Silva | Foto Mayara Barbosa
1/11/2018 15h42

O concurso artístico Nascente USP, que já revelou nomes como o escritor José Roberto Torero, o ator Luís Miranda, o cineasta Paulo Sacramento e a fotógrafa e artista visual Flávia Junqueira, apresenta gratuitamente em novembro os finalistas da edição de 2018 em espaços culturais da USP. Os trabalhos são exibidos no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP, no Teatro da USP (TUSP) e na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP.

Serão exibidos trabalhos produzidos por alunos da USP em sete áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Audiovisual, Música Popular, Música Erudita e Texto.

Dividido em quatro mostras, os finalistas serão apresentados a partir de 5 de novembro na Mostra de Teatro, que ocorre no TUSP e vem seguida pela Mostra Visualidade Nascente, que inicia no dia 23 com vernissage no Ceuma. Em 26 de novembro é a vez do Sarau Literário no auditório da BBM.

Depois de avaliados pelo júri, os ganhadores de cada categoria receberão o prêmio de 4 mil reais na Festa de Premiação, que acontecerá no dia 30 no auditório da BBM, juntamente com as apresentações da Mostra de Música Popular e Erudita.

Segundo a professora Maria Aparecida Moreira Machado, Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, o Programa Nascente mostra que a USP faz muito mais do que formar bons profissionais: “ao estimular que os alunos de todos os cursos se desenvolvam nas artes e na cultura e principalmente, disponibilizando essas produções para a interação do público geral, externo à universidade, estamos ao mesmo tempo fortalecendo o caráter humanista da formação dos nossos estudantes e também aumentando a inserção de suas propostas artísticas no contexto da sociedade”.

Para Maria Aparecida trata-se de uma vertente importante da extensão universitária: “a comunidade tem a oportunidade de consumir esses produtos artísticos e de outro lado os estudantes também se submetem a uma exposição ao púbico real, de fora dos muros de sua escola”.

Para que o público possa saber mais sobre os trabalhos finalistas, o site do Nascente (prceu.usp.br/nascente) disponibiliza informações adicionais contendo trechos das músicas, fotos e informações dos espetáculos, poemas, poesias e outros textos para download, diversas produções de artes visuais, soluções de design e teasers dos trabalhos audiovisuais.

Nascente USP

ARTES CÊNICAS

Mostra Nascente de Teatro | 5, 6, 9 e 10 de novembro, 20 horas
Local: Teatro da USP (50 lugares)
4 peças finalistas
5.11 (segunda-feira) | 20 horas – Mariposas | Direção
6.11 (terça-feira) | 20 horas – Um homem é um homem | Interpretação em grupo
9.11 (sexta) | 20 horas – Agonia da morte das fadas | Interpretação em grupo
10.11 (sábado) | 20 horas – Alfaces – da mesa à cena | Direção

ARTES VISUAIS | DESIGN | AUDIOVISUAL

Exposição Visualidade Nascente | 23 de novembro de 2018 a 28 de fevereiro de 2019
Local: Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP
Abertura 19h
Visitação | Terça a domingo e feriados, das 10 às 18 horas
Artes Visuais – 21 trabalhos | Design –  4 trabalhos | Audiovisual – 4 trabalhos

TEXTO

Sarau Literário Nascente | 26 de novembro (segunda-feira) – 18h
Local: Auditório – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP
classificados | a definir

Mostra de Música Nascente
MÚSICA ERUDITA | 30 de novembro (sexta-feira) –  16h30
Local: Auditório István Jancsó (270 lugares) – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP
Música Erudita – 9 apresentações

FESTA DE PREMIAÇÃO e MÚSICA POPULAR | 30 de novembro (sexta-feira) – 19h
Música Popular – 7 apresentações

Teatro da USP (TUSP)
Rua Maria Antonia, 294 | Vila Buarque, São Paulo – SP.

Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP
Rua Maria Antonia, 258 e 294 | Vila Buarque, São Paulo – SP.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM)
Rua da Biblioteca, 21 – Cidade Universitária – São Paulo – SP

Confira a programação completa no site: prceu.usp.br/nascente

Nascente USP