• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais são tema de curso da USP

Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais são tema de curso da USP

Comunicação - PRCEU - 30/07/2019

Curso feito em parceria com a UNAIDS,  voltado para profissionais e estudantes da área de saúde, abordará temas de diagnóstico e prevenção das doenças

Por Mariana Fraga
30/07/2019 9h48


O programa USP Diversidade da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) da ONU e o Centro de Referência de Treinamento DST / AIDS – SP (CRT – DST/AIDS) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – SES-SP, oferecem gratuitamente o curso
USP Diversidade e Capacitação para Testes Rápidos para Diagnóstico HIV, sífilis e hepatites virais para alunos e profissionais da área de saúde.

Nos dias 8 e 9 de agosto (quinta e sexta feira), das 9h às 18h, será realizado em São Paulo, no Instituto de Saúde, ligado a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Ribeirão Preto recebe a atividade em setembro, e Bauru em outubro. São disponibilizadas 20 vagas para cada turma, com inscrições feitas presencialmente no local de cada palestra, 30 minutos antes. 

“O objetivo é agregar esforços e contribuir para a detecção mais rápida de sífilis, HIV e hepatites virais, de forma a favorecer o tratamento precoce, controle e prevenção dessas doenças”, explica Ana Paula Morais Fernandes, professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, coordenadora do curso e do Programa USP Diversidade. 

A atividade abordará de forma teórica e prática as diretrizes gerais dos testes rápidos no Estado de São Paulo, a prevenção combinada, o processo de testagem, aspectos éticos e questões de vulnerabilidade e apresentação de resultados no pré e pós atendimento.

Além de Ana Paula, serão palestrantes a biomédica Marcia Teresinha Fernandes dos Santos e a psicóloga Karina Wolffenberttel, ambas do Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS do Estado de São Paulo.

“A USP cumpre seu papel de vanguarda e excelência como importante centro de inovação, ensino, investigação e expressão cultural. A universidade deve contemplar o interesse social na produção de práticas, no fortalecimento do respeito à diversidade, no desenvolvimento da cidadania e do seu impacto na sociedade”, destaca a coordenadora sobre o oferecimento de cursos gratuitos de extensão universitária.

Serviço

USP Diversidade e Capacitação para Testes Rápidos para Diagnóstico HIV, sífilis e hepatites virais

Quando | 8 e 9 de agosto, quinta e sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h.
Onde | Instituto de Saúde – Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Rua Santo Antônio, 590 – térreo.
Vagas | 20 
Quanto | Grátis
Inscrições | Feitas no local 30 minutos antes do curso
Informações | (11) 3091-9185 | diversidade@usp.br

Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais são tema de curso da USP
    Não há Comentários :(
    Os comentários estão fechados.