Ocorreu em São Paulo, entre os dias 15 e 18 de maio de 2018, o 1º Seminário Internacional de Residências em Saúde (SIRES). Este seminário, organizado pelo Ministério da Saúde, foi um espaço de compartilhamento de experiências e intercâmbio de ideias entre países, por meio de diálogos entre pesquisadores e gestores de diferentes cenários nacionais e internacionais.

O I SIRES contou com a presença de representantes de Instituições de Ensino, Comissões Nacionais de Residência, representantes internacionais de países que são referência em residência com foco na Atenção Básica, gestores estaduais e municipais, Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS).

Membros da COREMU – USP também estiveram presentes. Entre eles estavam a vice-coordenadora da comissão, Profa. Dra. Yeda Aparecida de Oliveira Duarte, e a coordenadora do programa de residência multiprofissional “Promoção da Saúde e Cuidado na Atenção Hospitalar”, Profa. Dra. Mariangela Lopes Bitar.

O propósito do I SIRES foi contribuir para o fortalecimento das ações desenvolvidas nas políticas voltadas para as residências em saúde, elaborando um Plano de Ação para as Residências em Saúde, com foco na criação de estratégias de fortalecimento da Integração ensino e serviço, interprofissionalidade, financiamento e formação em regiões de difícil provimento.

Para maiores informações, visite o site oficial do seminário.