« »

• Este evento já passou.

Diversidade cultural na cidade de São Paulo: lançamento do livro sobre políticas públicas para migrantes (Relatório do Projeto São Paulo Cosmópolis)

20-09-2017 - 17:30 até 19:30

| Livre

A Coordenação de Políticas para Migrantes(CPMIg) da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC)  e o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP) firmaram um convênio, em dezembro de 2013, como parte do esforço da Prefeitura de São Paulo para formulação de políticas públicas locais para migrantes. No âmbito da USP, esta cooperação tomou a forma do Projeto de Extensão Universitária São Paulo Cosmópolis. Dois dos resultados tangíveis da colaboração do IRI com a Prefeitura são apresentados na presente publicação. A primeira parte do texto baseia-se em entrevistas de agentes públicos municipais que mantêm contato com os imigrantes para prestação de atendimento ou serviços, a fim de se traçar um panorama das relações entre a Prefeitura e os imigrantes. A segunda parte compila os dados sobre essa população, obtidos junto a diversos órgãos municipais, e investiga o modo de formulação de políticas específicas, sendo fruto de uma parceria mais ampla de seus autores com o Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos do MERCOSUL. Compartilhamos tais resultados na expectativa de que sejam úteis a imigrantes, gestores e pesquisadores envolvidos na implementação da política local para imigrantes, na perspectiva de seu aprimoramento.

Data:
20-09-2017