« »
FÁBRICA DE FÓSSEIS
Museu de Zoologia da USP
Sarau Literário Piracicabano
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
MOSTRA ESPECIAL SP PESQUISA - BIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
Museu de Zoologia da USP
Quando a Arte encontra a Astronomia
Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
BRINCANDO NO MUSEU
Museu de Zoologia da USp
Palestra e encontro sobre fotografia
Instituto de Estudos Brasileiros
O CORAL na ESALQ
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ
Cantando Piracicaba – 250 anos
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
Oficina de Áudio Visual
Centro de Vivência da ESALQ
Recital de Canto e Piano
Salão Nobre da ESALQ
Exposição Artistas do IAG
Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
Exposição do Cartunista Alberto Correia de Alpino Filho
Museu “Luiz de Queiroz” da Esalq
Objetos religiosos em acervos do Museu Paulista e coleções particulares: trajetórias para a pesquisa da arte cristã de tradição barroca.
Museu Paulista
Polis: Viver na Cidade Grega Antiga
Museu de Arqueologia e Etnologia - MAE
Diversidade cultural na cidade de São Paulo: lançamento do livro sobre políticas públicas para migrantes (Relatório do Projeto São Paulo Cosmópolis)
Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo

• Este evento já passou.

Programa Aprendendo a Nadar

21 de setembro de 2017 - 11:20 até 11:40

Cursos extracurriculares de educação física têm se proliferado em razão do aumento da consciência por parte da população da importância da atividade física para o alcance e manutenção da saúde. Em relação a cursos de natação, essa proliferação se acentua, pelo reconhecimento do afogamento como uma das principais causas de morte de crianças (Bacarat et al, 2000). No entanto, esse aumento de procura não foi acompanhado pela preocupação em elaborar propostas de ensino fundamentadas em conhecimentos teóricos. Para interferir nesta realidade, foi implantado na EEFEUSP, em 1993, o projeto Aprendendo a Nadar, que tem como objetivo promover a aprendizagem e o aperfeiçoamento de habilidades motoras no meio líquido.

As habilidades a serem ensinadas seguem uma seqüência do geral – por exemplo: submergir e dar cambalhotas – para o específico, por exemplo: os nados crawl, costas, peito e borboleta, alem de noções básicas de saltos ornamentais. Essas habilidades são adquiridas com o desenvolvimento de confiança e segurança em qualquer profundidade, e da percepção dos efeitos dos movimentos na água, sendo contemplados, desta forma, os aspectos cognitivos e afetivo-sociais relacionados à habilidade nadar. Com a finalidade de constante avaliação do trabalho e dos alunos (132 por semestre), são registrados os dados obtidos nos três aspectos (motores, afetivo-sociais e cognitivos) em fichas individuais. Os dados coletados já foram convertidos em pesquisas, apresentados e publicados, com o objetivo de transmitir os resultados desta experiência para os profissionais e pesquisadores da área. O curso tem sido referência e os profissionais envolvidos têm sido solicitados para palestras, cursos e assessorias.

Em relação ao ensino, o projeto pode ser visto como laboratório didático para que os alunos da graduação apliquem, em situações reais, os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com acompanhamento das coordenadoras. Semestralmente são acompanhados, com supervisão diária, 12 alunos de graduação da EEFEUSP.

Data:
21 de setembro de 2017