Menu
Agenda Campus São Carlos: Exibição de Curta e Bate-Papo - "A Identidade que Transforma"
No vídeo-documentário “A Identidade que Transforma”, as alunas de Jornalismo da Universidade de Araraquara, Beatriz Flório Pereira, Raquel Baes Correia e Talissa Fávero Gouvêa mostram a trajetória da retificação do nome social por parte de homens e mulheres transexuais. Realizado como trabalho de conclusão de curso, o curta narra a transformação que essas pessoas trazem à sociedade por assumirem suas identidades de gênero. Uma das realizadoras e um das entrevistadas são as convidadas do evento.
Os fatos históricos que marcaram as conquistas das mulheres
O dia 8 de março, o dia da mulher, é um marco na luta pelos direitos das mulheres ao redor do mundo.
Eventos sobre a Semana da Consciência Negra nos campus da USP
 De forma a potencializar a conscientização sobre o tema, vários eventos são realizados pelo país durante toda a semana, como por exemplo os realizados nos campus da USP, conforme programação apresentada a seguir.
Cartilha: Dimensões da inclusão no ensino médio, mercado de trabalho, religiosidade e educação escolar quilombola
Cartilha do Ministério da Educação e Cultura.
Os jovens indígenas querem incluir o debate LGBT em sua luta
Grupo para discutir sexualidade fez parte de encontro de estudantes universitários indígenas.
Cartilha: Acesso e permanência da população negra no ensino superior.

Diversidade

Quem somos

O USP Diversidade é um programa que articula-se com projetos, programas, atividades e grupos já existentes na Universidade para a criação e o fortalecimento de ações e de políticas de diversidade que combatam o preconceito e a discriminação.

O que fazemos 

O programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, tem por objetivo desenvolver ações que estimulem a igualdade, a solidariedade, a promoção, a inclusão e o respeito aos direitos humanos.

Porque fazemos 

Acreditamos que nossa diversidade é uma fonte de inovação que sustenta o intercâmbio de experiências, ideias e debates, e da qual todos os membros da Universidade se beneficiam, visando reduzir a violência, a discriminação, desigualdade, e preconceitos sociais, sexuais, étnico-raciais e de gênero.

Como realizamos 

Para que nosso compromisso com a igualdade na diversidade resulte em mudanças reais no desenvolvimento individual e institucional, investimos significativamente em cursos, treinamentos, palestras, banners e saraus para melhorar a compreensão das questões da diversidade.

 

 

Contatos, perguntas e sugestões:
diversidade@usp.br

Visite e Curta nossa página no Facebook
https://pt-br.facebook.com/UspDiversidade