Institucional

 


Dados preliminares do censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 23,9% da população brasileira – cerca de 45,6 milhões de pessoas – tem algum tipo de deficiência. Some-se a essa porcentagem familiares, amigos, profissionais especializados, formuladores de políticas públicas, instituições de ensino e pesquisa e organizações da sociedade civil e teremos uma parcela significativa da população envolvida, direta ou indiretamente, com a questão da deficiência.

A USP não se furta a essa realidade. Em outubro de 2001, foi criada, por meio da Portaria GR 3304, uma Comissão Permanente com a missão de elaborar políticas internas para inserção das pessoas com deficiência no ambiente universitário. O Programa USP Legal está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, por meio da Resolução 5971/2011, com a determinação de articular ações conjuntas das diferentes áreas da Universidade (graduação, pós-graduação, pesquisa, cultura e extensão) para assegurar a plena inclusão de alunos e servidores com deficiência. O programa atua com uma abordagem sociotécnica para desmontar os processos excludentes dentro da Universidade, removendo barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação, colocando-se como um repositório das experiências de inclusão e ponto de referência para as unidades, órgãos e comunidade da USP.

O Programa USP Legal realiza também parcerias externas, constituindo canais de comunicação para difusão de informações sobre o tema. Com isso, o programa estimula a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência, sendo um espaço de reflexão e interação entre a Universidade e a sociedade.

Coordenador | Rubens Beçak – Respondendo pelo Expediente
Estagiários | Demétrios Aguiar| Michele Lima
Bolsista|Valmerson Barbosa da Silva| Cristiane Nanami Ito| Kaique Gonçalves| Nícolas Simões Lener

Tel.: (11) 3091-2939
Email: usplegal@usp.br