Campus de São Carlos – 2017

Estudantes do ensino médio e vestibulandos que desejam conhecer melhor os cursos de graduação oferecidos pela Universidade de São Paulo (USP) não podem perder a oportunidade de participar da 15ª Feira USP e as Profissões – Campi Interior. O evento será realizado nos dias 22 e 23 de junho de 2017, na Área 2 do Campus de São Carlos, e a participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

Com a estimativa de 15 mil visitantes, a feira reúne informações sobre os diversos cursos de graduação da USP em estandes, onde também é possível esclarecer dúvidas com alunos, professores e funcionários. Além disso, são oferecidas atividades interativas, culturais e complementares, como shows e palestras, que permitem ao aluno entrar em contato com a vida universitária. O visitante encontra ainda informações sobre as formas de ingresso, os programas de apoio à permanência estudantil, as possibilidades de atividades extracurriculares e o mercado de trabalho, entre outros.

A USP oferece 66 cursos de graduação e 3.545 vagas no interior do Estado. Participam desta edição unidades de ensino e pesquisa localizadas nos campi de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

Realizado anualmente, o evento conta com duas edições, sendo uma na capital e outra em um campus do interior, em rodízio. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), por meio do Programa USP e as Profissões, e, neste ano, conta com parceria do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos.

“A Feira é importante por propiciar uma maior interação entre a universidade e o seu principal público-alvo, que são os estudantes do ensino médio. Tem como principal objetivo fornecer informações sobre os cursos oferecidos pelas unidades USP do interior e as profissões relacionadas, dirimir dúvidas sobre a vida universitária e colocar os estudantes em contato com professores e alunos da universidade. É também uma excelente oportunidade para a população de São Carlos e região conhecer os Campi da USP”, comenta o professor Eduardo Nobuhiro Asada, coordenador do evento e docente da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Sobre São Carlos

O campus da USP em São Carlos, reconhecido por sua excelência nas áreas de Ciências Exatas, Tecnológicas e Sociais Aplicadas, é formado pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e Instituto de Química de São Carlos (IQSC), além de órgãos de serviço e de apoio.

Implantado há mais de 60 anos, o campus está dividido em quatro grandes áreas, sendo que as atividades acadêmicas acontecem predominantemente em duas delas: uma localizada na região central da cidade e outra no Bairro Santa Angelina. A projeção do ensino e da pesquisa realizados na USP em São Carlos foi um dos grandes fatores que contribuíram para que a cidade recebesse o título nacional de Capital da Tecnologia.

Local

CENTRO DE CONVENÇÕES | SÃO CARLOS – SP
ÁREA 2 DO CAMPUS DA USP SÃO CARLOS
AVENIDA 1
CEP: 13568-250

Dúvidas

Em caso de dúvida no momento da inscrição, entre em contato com a Divisão de Ação Cultural (PRCEU), telefones (11) 3091-3511 e 3091-3513 e e-mail uspprofi@usp.br.

Horários e Dias – ENTRADA GRATUITA

As inscrições ONLINE foram encerradas. A entrada continua LIVRE e GRATUITA para todos os interessados. As inscrições online foram para controle do fluxo de público, pesquisa e preparação da monitoria para atendimento nos dias da feira. O acesso ao espaço do evento é LIVRE E GRATUITO .

Local e Estacionamento

  • Acesso dos visitantes com ônibus fretado será feita exclusivamente pela via Passeio das Magnólias (próximo ao Shopping Iguatemi São Carlos e em seguida pela Avenida 1).
  • Os ônibus dos visitantes não entrarão no Campus . Ficarão estacionados na Avenida 1.

Programação

Palestras: Acesso em Universidades Públicas e Gratuitas

Horários | 9h, 11h, 13h e 15h (nos dois dias).
Local | Auditório da Engenharia Aeronáutica
Capacidade | 100 lugares
Duração | 120 min

Oficina: Orientação Profissional

Horários | 9h, 10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h (nos dois dias).
Local | Salas de seminários da Engenharia Aeronáutica
Capacidade | duas salas com limite de vinte alunos em cada
Duração | 60 min

Dia 22 de junho

Show de Física do IFSC/USP


O show de Física do IFSC/USP contará com demonstrações experimentais interativas relacionadas a aplicações cotidianas e tecnológicas da Física e ciências correlatas. Ele é parte do programa “Universitário por um dia” que busca proporcionar a estudantes do ensino médio da rede pública ou privada a oportunidade de conhecer e vivenciar o ambiente universitário do Campus USP São Carlos, em especial do IFSC.

Prestigie a apresentação e participe ativamente! Surpreenda-se com a Física! #showdefisica #nitrocheetos

Show da Física - USP

Quinteto de Metais da USP – Filarmônica


O Quinteto de Metais da USP – Filarmônica, grupo vindo de Ribeirão Preto, se apresentará na 15ª Feira USP e as Profissões. A apresentação terá um tempo estimado de cinquenta minutos.

Integrantes

Quinteto de Metais da USP - Filarmônica
Eduardo Santana: trompa | Rodrigo Paulo de Jesus: trombone baixo | Tales Thomaz de Sousa: trombone | Thamie Briane: trompete | Webert Rodolfo: trompete

Programa

Manhã de Carnaval – Luiz Bonfa
I Need You – George Harrison
If I Feel – J. Lennon/ P. McCartney
Michele – J. Lennon/ P. McCartney
And I Love Her – J. Lennon/ P. McCartney
Panis Angelicus – Cesar Franck
Cantiga Brasileira – Gilberto Gagliard
Jesus bleibet meine Freudd – J.S. Bach
Adagio Cantabile (Sonata Patética – Op 13) – Beethoven

Studium – Escola de Dança e Artes


A Studium abriga um projeto social de 26 anos com trabalhos premiados nos melhores festivais do país e bailarinos e professores atuando na Cias de Dança de São Paulo e no exterior. Somos estudiosos de dança mantendo cursos com excelentes profissionais fazendo parte do nosso projeto que denominamos Profissão Dança.

Studium - Escola de Dança e ArtesTemos cursos regulares de Ballet Clássico, Jazz, Dança de Salão, Stiletto, Country, Zumba e o nosso carro chefe é as Danças Urbanas.

Para a 15ª Feira USP e as profissões levaremos um mix de músicas das quais utilizamos em nossas aulas e algumas que apresentamos no nosso Espetáculo do ano passado.

Passaremos uma sequência coreográfica, sendo danças urbanas, para interação com o público.

Bruno Faglioni


Bruno Faglioni é um cantor, compositor e multi-instrumentista araraquarense de grande destaque no cenário musical nacional. Quando criança, vendo o avô, homem simples e violonista autodidata, se apresentar em festas de família, Bruno se encantou pela música. O avô foi a sua primeira grande influência para seguir carreira como cantor, desenvolvendo posteriormente seu aprendizado musical tendo o célebre Paulo Martelli como professor de violão.

Bruno Faglioni | cantor, compositor e multi-instrumentista
Após vencer vários prêmios em festivais renomados de música cristã e despontar no cenário nacional, em 2015 e 2016, com sua participação nos programas The Voice Brasil, da Rede Globo, e Máquina da Fama, do SBT, o cantor prepara em 2017 o lançamento de seu primeiro disco solo, intitulado Médico de Almas, registro inédito de suas composições autorais. Também ganhou destaque ao interpretar a canção de abertura Power of Love do reality show Power Couple Brasil, da Rede Record, além de ter uma história longa como cantor de orquestras de casamento e bandas de eventos corporativos. Faglioni atualmente se apresenta em bares, pubs e casas noturnas de Araraquara e Região com o trio de pop rock Alexandria, que mescla elementos do Pop atual com canções consagradas no Brasil e no mundo.

O cantor traz em sua bagagem musical as mais variadas referências que vão desde grandes nomes do gospel nacional como Leonardo Gonçalves e Rosa de Saron até a guitarra virtuosa e o blues adocicado do norte-americano John Mayer, passando por gêneros como soul, jazz, MPB, pop e rock, transitando por todos esses gêneros com imensa desenvoltura e dando uma assinatura inconfundível às suas interpretações.

Big Band Projeto Guri


Considerado o maior Projeto sociocultural do país, o Projeto Guri – programa de educação musical, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo –, realiza apresentação inédita na 15º Feira de Profissões da USP, com o Grupo de Referência de São Carlos que reúne os alunos de desempenho mais avançado da região.

Big Band Projeto Guri2O Grupo de Referência de São Carlos, com formação em Big Band, reúne alunos em estágio avançado de aprendizagem de polos da Regional de São Carlos. É composto por instrumentos de sopros (flauta transversal,clarinete, saxofones, trombones e trompetes), apoiados e conduzidos pela sessão rítmica e harmônica  (bateria, baixo elétrico, guitarra, teclado e percussão). Executa um repertório eclético, com proposta de praticar e difundir a música popular, principalmente a brasileira.

Sob a liderança do educador e regente Rodrigo Tinta, o grupo já se apresentou ao lado de grandes artistas, como Rafael dos Santos, Fernando Correia, Sidnei Borgani, Nelton Essi e Vinícius Dorin. Exibe sonoridade exclusiva, arranjos inéditos e muita dedicação.

Coral da USP São Carlos


O Coral da USP São Carlos iniciou suas atividades em outubro de 2015 através da iniciativa da CAIS (Comissão de Ação e Integração Social) que está vinculada à Comissão de Cultura e Extensão do ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação) e integra o Programa de Gestão Socioambiental, conta com o apoio da Direção do ICMC e do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão do Campus de São Carlos, em parceria com o Coral da USP Ribeirão Preto que, através de seu Regente Titular Maestro Sergio Alberto de Oliveira, é responsável pelos ensaios, apresentações e direção artística. Seu repertório, escolhido para contemplar a representação da música coral de diferentes estilos, épocas e tendências, leva em consideração questões didáticas, artísticas e culturais, no sentido de alavancar o espírito universitário de ampliação de horizontes e de conhecimento dos seus participantes e do seu público.

Coral da USP São CarlosO Grupo conta com a participação de aproximadamente 100 pessoas, sendo alunos de graduação e pós-graduação de todas as Unidades de Ensino e Pesquisa de São Carlos, bem como funcionários docentes e não docentes e pessoas externas à Comunidade USP (Universidade de São Paulo). Tem como monitor e pianista, o aluno de graduação do ICMC, Ju Hi Soon.

No programa conta com peças de Mozart, John Legend, Adele, Tom Jobim e Burt Bacarach.

Curt(A)s Cenas: Músicas para teatro, do Núcleo TUSP de São Carlos


Uma sintética performance cênico-musical realizada por integrantes e ex-integrantes do Núcleo Tusp de São Carlos, entre funcionários e estudantes do campus. Essa ação integra o Programa de ações teatrais do TUSP na cidade. Serão apresentadas três músicas: “Mulheres de Atenas”, de Chico Buarque e Augusto Boal, criada para o espetáculo “Mulheres de Atenas” (adaptação de “Lisístrata” de Aristófanes), no ano 1976;  “Alabama Song” que faz parte da peça “ A ascensão e a queda da cidade de Mahagonny” (1930), de Bertolt Brecht e Kurt Weill e  “Geni e o Zepelin” que faz parte de “A Ópera do Malandro” de Chico Buarque.

Orientação artística: Claudia Alves Fabiano – orientadora de arte dramática do TUSP

Solistas e performers: Daniel Mazak – Auxiliar Administrativo,  Seção de Restaurante – Prefeitura do Campus USP de São Carlos e Bruno Bassi Especialista em Laboratório – Grupo de Polímeros – Instituto de Física de São Carlos

Coro: Núcleo Tusp de São Carlos