A USP

Com duas edições no ano, a tradicional Feira de Profissões da USP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e conta com duas edições anuais, sendo uma na capital e outra em um campus do interior, em esquema de rodízio. São gratuitas e voltadas sobretudo aos alunos do Ensino Médio e pré vestibulandos. Os grupos de estudantes visitantes recebem esclarecimentos de equipes de professores da Universidade, monitores (alunos de graduação e pós-graduação) e funcionários sobre as Unidades de Ensino e suas infraestruturas, os cursos oferecidos, o vestibular, a formação acadêmica, as grades de disciplinas, os conteúdos programáticos e as especializações.

Organizadas em formato de estandes, têm como objetivo é ajudar os jovens estudantes na tarefa de escolher uma profissão. O processo de inscrição é realizado online, pelo próprio aluno, por seus pais ou por sua escola nesse site.

 

Edição no interior de São Paulo

O evento acontece desde 2001 e é itinerante, organizado anualmente por um dos campi do interior. O objetivo da itinerância é propiciar aos estudantes visitantes um conhecimento geral sobre a infraestrutura oferecida nesses campi. A Feira divulga apenas os cursos oferecidos nos campi do interior,  localizadas nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos,  somando 66 cursos de graduação e 3.545 vagas. Recebe um público médio de sete a oito mil visitantes entre estudantes, professores, pais, demais interessados e acompanhantes.

Edição da capital de São Paulo

É realizada desde 2006 na capital e reúne as mais de 55 Unidades de Ensino e pesquisa da USP – do interior e da capital, além de Órgãos e Museus. Nos estandes da FUVEST e da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) são oferecidas informações sobre as ações do INCLUSP, PASUSP e SISU, isenção e redução da taxa da FUVEST e programas de apoio a permanência estudantil (moradia, alimentação, livros para  ingressantes de baixa renda). Na feira da capital também tem:
– Participar das dinâmicas de Orientação Vocacional
– Visitar o espaço exclusivo do educador
– Participar de shows e palestras para o aluno entrar em contato com a vida na Universidade